Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o mês de junho, Assistentes Sociais e estudantes de Serviço Social do Paraná poderão participar do Curso de Extensão Questão Indígena e Serviço Social. As inscrições podem ser realizadas até dia 31 de maio. As aulas são gratuitas e os módulos serão transmitidos pela internet, no canal do CRESS-PR (Conselho Regional de Serviço Social), todas as quartas-feiras, das 17h às 19h, no período de 15 a 29 de junho de 2022.

O curso é oferecido pelo CRESS-PR em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, no total, será composto de três encontros. A primeira aula acontece no dia 15 de junho e terá como tema principal a diversidade e a interculturalidade dos povos Kaingang, Guarani e Xetá no Estado do Paraná.

No segundo encontro, os assistentes sociais vão aprender mais sobre direitos e legislações indígenas. Neste módulo, serão abordados aspectos sobre a tutela versus a autonomia, além de um debate sobre as políticas sociais para as populações indígenas.

No último encontro, o Curso de Extensão Questão Indígena e Serviço social vai debater o exercício e a ética profissional na defesa dos povos indígenas e comunidades tradicionais, como quilombolas, ribeirinhas, do povo cigano, e de terreiro.

De acordo com a presidente do CRESS-PR, Andréa Braga, o objetivo do curso é apresentar a diversidade, a interculturalidade e a luta dos povos indígenas que vivem no Paraná. Ela enfatiza o grande desafio apontado por assistentes sociais que trabalham com estes povos tradicionais, que é o de pautar políticas públicas com os indígenas, contando com sua participação e protagonismo efetivo.

O Prof. Wagner Roberto do Amaral, docente do Departamento de Serviço Social da UEL e um dos coordenadores deste Curso, enfatiza que é fundamental criarmos espaços de reflexão e de formação permanente sobre a questão indígena junto à categoria dos assistentes sociais. “Contaremos neste curso com a participação de assistentes sociais e pesquisadores indígenas da nossa área que vêm atuando nas instituições e refletindo sobre os desafios de construirmos um exercício profissional mais coerente e diálogo com as comunidades indígenas”, afirmou.

Vagas

Segundo ela, inicialmente o CRESS-PR ofertou 500 vagas para o curso. Estas vagas se esgotaram rapidamente. Mas, para garantir a ampla participação da categoria, o Conselho abriu mais vagas.

“Teremos mais vagas abertas para o curso. Mas é preciso alertar que estas vagas são limitadas. Então, pedimos aos interessados que acessem o link e façam as inscrições o mais rápido possível. Antes que as vagas acabem novamente”, salientou.

Asimp/CRESS-PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.