Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes de Londrina participam do 2º Fórum com Crianças da Rede Marista de Colégios, que reúne soluções inovadoras de intervenção de mais de 10 mil alunos

Situações do cotidiano podem trazer grandes oportunidades de aprendizado, contribuindo para a construção de um mundo melhor. Com esse lema, os alunos do Colégio Marista Londrina, realizaram 18 Projetos de Intervenção Social (PIS). Os principais temas abordam valores e atitudes, meio ambiente e cidadania.

O PIS é realizado entre os alunos maristas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental durante o ano letivo e o tema é sempre sugerido pelos próprios estudantes. Dessa forma, o assunto é explorado de maneira interdisciplinar. De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Londrina, Gislaine Gracia Magnabosco, o objetivo é mostrar como o conhecimento pode ser divertido e ao mesmo tempo despertar a curiosidade. “Quando os alunos trazem questões para a sala de aula, aprender se torna uma aventura e as descobertas são conquistas que abrem ainda mais caminhos”, explica. O protagonismo infantil é essencial nesse processo, afirma a coordenadora.

Os estudantes analisam situações e são instigados a propor soluções para os problemas encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem com o objetivo de transformar realidades. Para o coordenador do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Rede Marista de Colégios, Tiago Franceschini da Rosa, o PIS dá voz e autonomia para os cidadãos em estágio de desenvolvimento. “É comum que crianças não encontrem espaço para participar e opinar em assuntos importantes, entendidos equivocadamente como pertencentes ao universo dos adultos. Nosso projeto vem justamente para mostrar que por meio da pesquisa e da investigação é possível conhecer o mundo e formar uma opinião crítica desde cedo”, orienta.

Os resultados desse e outros 380 PIS serão apresentados para cerca de 10 mil alunos da Rede de Colégio Marista durante o 2º Fórum com Crianças. O evento é on-line e acontece de 7 a 11 de outubro com a participação de estudantes de 18 escolas. As turmas apresentarão seus projetos e resultados para colegas de outras cidades, trocando informações e compartilhando conhecimentos.  

Asimp/Rede Marista de Colégios

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios