Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lista inclui 9 das 10 canções mais relaxantes do mundo. Seleção inclui Adele e Coldplay

Preocupado com o nível de ansiedade que atormenta os vestibulandos nessa época do ano, o Curso Positivo acaba de lançar uma playlist no aplicativo Spotify. São mais de duas horas de músicas em 26 faixas selecionadas por neurocientistas, psicólogos, educadores e estudantes, com o objetivo de aliviar a tensão de quem se prepara para a fase final dos principais vestibulares do país. "A seleção foi baseada em estudos científicos que comprovam que músicas leves auxiliam na redução da ansiedade, pois as ondas sonoras afetam áreas do cérebro responsáveis pelas emoções", afirma o diretor do Curso Positivo, Renato Ribas Vaz.

A lista inclui nove das dez músicas mais relaxantes do mundo, indicadas por um estudo britânico divulgado recentemente pelo instituto de pesquisas Mindlab. Por meio de sensores, cientistas avaliaram a atividade cerebral de voluntários e, com informações fisiológicas, como batimentos cardíacos, pressão sanguínea e o ritmo da respiração, chegaram numa lista encabeçada pela música Weightless, do grupo Marconi Union. Segundo o estudo, o som de Weightless é capaz de reduzir a ansiedade em até 65%. A música, campeã da playlist, foi composta em parceria com a British Academy of Sound Therapy, justamente para proporcionar relaxamento.

A playlist do Curso Positivo inclui canções bem menos engenhosas. Até Adele entrou no ranking, com Someone like You, e Coldplay, com Strawberry Swing. Enya (Watermark) e Mozart (Canzonetta sull'aria) também entraram na lista. "A música é um dos caminhos mais rápidos e eficazes para se promover o equilíbrio entre o estado fisiológico e emocional do ser humano", afirma o neurocientista e psicólogo Ivo Carraro, orientador educacional do Curso Positivo. Segundo ele, a porta de entrada - e também a de saída - da aprendizagem humana é o emocional. “Tudo passa pela emoção, inclusive o conteúdo das questões solicitado no vestibular. Assim, se o emocional estiver comprometido, e a porta estiver fechada pela ansiedade, possivelmente o candidato terá dificuldades em acessar os arquivos das memórias, onde estão arquivados os conteúdos intelectuais construídos ao longo do processo educacional”, explica .

Carraro conta que a música com melodia suave é uma grande aliada nas vésperas das provas. "As mães utilizam-se das cantigas de ninar para acalentar seus filhos pequenos. A música acalma, ameniza dores, reduz a ansiedade, forma vínculos, além de relaxar o corpo e a mente. Ela reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que produz taquicardia, sudorese, perturbações do sono, irritações comportamentais, que influenciam substancialmente o preparo emocional nas situações que precedem a realização dos exames vestibulares", explica. 

Veja a playlist: https://goo.gl/zNIDty   

Asimp/ Curso Positivo

#JornalUnião

A lista inclui nove das dez músicas mais relaxantes do mundo - Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.