Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Projeto de Lei (PL) 543/2020 do Poder Executivo, que autoriza e regulamenta o funcionamento de até 200 Colégios Cívico-Militares no Paraná, foi aprovado em redação final na sessão da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) desta terça-feira (29). Agora, a matéria segue para sanção do governador Ratinho Junior.

“Foi um dos primeiros pedidos que fiz ao governador Ratinho Junior, que implantasse Colégios Cívico-Militares no Norte do Estado, porque sabemos que os pais pedem! Tenho muito orgulho do compromisso do governador e creio que é um dos melhores caminhos para a disciplina, a hierarquia e absorção dos valores humanos mais nobres”, disse o vice-líder do Governo, o deputado estadual Cobra Repórter (PSD).

De acordo com o Projeto de Lei do Executivo, a gestão compartilhada entre militares e civis vai ocorrer do 6.º ao 9.º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A implantação do modelo será de escolha livre da comunidade escolar por meio de consulta pública, em municípios com mais de 10 mil habitantes e que tenham ao menos duas escolas estaduais na área urbana; e em colégios com vulnerabilidade social, baixos índices de fluxo e rendimento escolar e que não ofertem ensino noturno.

Ao estabelecer diretrizes para a gestão compartilhada por civis e militares em escolas estaduais do Paraná, a proposta determina os limites de atuação dos militares, bem como os direitos individuais e coletivos de estudantes e profissionais da Educação. “O modelo irá respeitar a ‘liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber’, o ‘pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas’ e o ‘respeito à liberdade e apreço à tolerância’”, diz a proposição.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.