Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD), vice-líder do Governo, participou da sessão extraordinária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), realizada ontem (13), que votou em primeira discussão o projeto de lei 01/2021 do Poder Executivo e foi aprovado pela maioria dos parlamentares.

A proposta de ampliação do Programa Colégio Cívico-Militares no Estado do Paraná tramita em regime de urgência e motivou a convocação de período extraordinário, interrompendo o recesso legislativo.

 “Meu voto foi a favor dessa modalidade que, em meu entendimento, coloca em primeiro lugar o respeito à cidadania. Os Colégios Cívico-Militares resgatam valores como o patriotismo, respeito aos professores e disciplina. O resultado disso são jovens em um ambiente mais seguro e propício aos estudos”, enfatizou o deputado Cobra Repórter.

O projeto passou pelas Comissões de Constituição e Justiça, Educação e Segurança Pública e teve pareceres favoráveis antes de seguir para votação em Plenário. A segunda discussão do projeto está marcada para esta quinta-feira (14), às 9h.

O projeto de lei 01/2021 prevê alterações na lei nº 20.338, de 06 de outubro de 2020, e na lei nº 19.130, de 25 de setembro de 2017. Entre as modificações, está a exclusão da exigência de que o município tenha mais de dez mil habitantes como critério para fazer parte do programa. Dessa forma, qualquer município que tenha, no mínimo, dois colégios estaduais que ofertem ensino fundamental e médio regular situados na zona urbana pode fazer parte da seleção.

Outra modificação é no texto da lei que instituiu a Diária Especial por Atividade Extrajornada Voluntária e a Gratificação Intra Muros.  Pela proposta, o militar transferido para a reserva remunerada, que esteja no comportamento bom, até dezembro de 2020 poderá integrar o Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários (CMEIV) e, em caráter excepcional, exercer atividades nas instituições de ensino participantes dos Programas Colégio Cívico-Militares e Escola Segura.

Meire Bicudo e Veruska Barison/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.