Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Toda a comunidade escolar da rede municipal de ensino de Tamarana está convidada para, nesta sexta-feira (15), escolher os diretores das quatro unidades da Educação local para um mandato de dois anos.

A consulta para definição dos gestores será realizada das 8h às 20h nas instituições da zona urbana (escolas municipais Professora Iracema Torres Rochedo e Taeko Lima Almeida e no Centro Municipal de Educação Infantil Criança Esperança). Já na Escola Rural Municipal Enes Barbosa, a iniciativa será das 8h às 12h. O resultado do pleito – que leva em conta critérios distintos de paridade – deve ser divulgado no mesmo dia.

Três das quatro unidades de ensino têm candidaturas únicas: o CMEI Criança Esperança (Tifani Basbasque Vieira) e as escolas Professora Taeko Lima Almeida (Valdenice Carneiro Gouveia Paz) e Enes Barbosa (João Nelson Monteiro). A Escola Municipal Professora Iracema Torres Rochedo, por sua vez, conta com duas candidatas: Vilma Gonçalves Ferreira Chanan (Chapa 1) e Rosinéia de Moraes Baeza Azevedo (Chapa 2).

A presidente da Comissão Consultiva Municipal, Viviane Siqueira da Silva, salientou a importância da ampla presença dos votantes, já que o processo só tem validade se atingir quórum mínimo de 30%. "A gente acredita que a adesão tenha o mesmo êxito de 2017", projetou. Durante a ocasião, houve a primeira consulta à comunidade escolar da história do município, com 658 votantes. "A população tem se conscientizado cada vez mais de como é fundamental sua participação nas atividades da escola para a educação dos filhos", acrescentou Viviane.

Além dos próprios professores e funcionários das unidades de ensino, podem participar da escolha os pais ou responsáveis dos alunos menores de 16 anos e também os estudantes que tenham mais de 16 anos. É necessário apresentar RG.

A consulta à comunidade escolar para designação de diretores da rede municipal de ensino foi estabelecida pela lei 1.166/2016 (leismunicipa.is/wnhaf). Já o processo deste ano está regulamentado pela resolução 01/2019, publicada na edição 1.166 do Jornal Oficial do Município de Tamarana (www.tamarana.pr.gov.br/diario-oficial).

Lucas Marcondes Araújo/NCPMT

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios