Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Objetivo do Sebrae é disseminar a cultura empreendedora nas universidades; edital já está aberto e instituições de ensino superior interessadas podem receber subsídio implementação de projetos na área de empreendedorismo

O Sebrae/PR oferece apoio técnico e financeiro para até 40 projetos ou planos de trabalho voltados para o estímulo da cultura empreendedora nas instituições de ensino superior. O edital de chamada pública para participar do Programa Nacional de Educação Empreendedora já está aberto e os interessados podem se inscrever até o dia 30 de novembro.

O Sebrae/PR vai disponibilizar até R$ 140 mil para cada um dos projetos selecionados no período de dois anos. Conforme o edital, a entidade vai subsidiar 70% do orçamento total, sendo que as universidades devem financiar 30% do valor dos projetos ou planos de trabalho.

A consultora do Sebrae/PR em Londrina, Daniele Conte, explica que o aporte financeiro do Programa Educação Empreendedora pode contemplar uma diversidade de atividades, como a criação de um centro de empreendedorismo voltada exclusivamente à formação de competências empreendedoras, elaboração ou incremento de uma disciplina voltada para a cultura empreendedora, apoio ao Desafio Universitário Empreendedor - DUE competição nacional de caráter educacional que opera através de uma plataforma digital, realização de palestras e workshops sobre o tema e até promoção de feiras de negócios.

“O Educação Empreendedora tem como objetivo a ampliação, promoção e disseminação da educação empreendedora nas instituições de ensino superior por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, com o propósito de consolidar a cultura empreendedora no âmbito da educação”, diz Daniele Conte.

Segundo ela, o Programa pode adotar as metodologias do Sebrae e concretizar de forma transversal a prática do empreendedorismo nas faculdades e universidades. “Nossa intenção é melhorar a compreensão do empreendedorismo e familiarizar os estudantes com o tema. Sem dúvida, os participantes da iniciativa vão compreender a dinâmica do empreendedorismo e, quando estiverem no mercado de trabalho, poderão colocar o conhecimento adquirido em prática. O Educação Empreendedora traz benefícios para toda a sociedade, contribuindo com o desenvolvimento de um ambiente favorável para os negócios, no futuro”, frisa Daniele Conte.

Experiência

No norte do Paraná, os campi da Universidade Federal Tecnológica no Paraná (UTFPR) em Londrina, Cornélio Procópio e Apucarana já foram contempladas pelo Programa. Uma das ações do projeto elaborado pelo campus de Londrina é a realização do I Fórum Empresarial e Comunitário, que será na próxima semana, de 9 a 14 de novembro. O evento faz parte do II Simpósio de Empreendedorismo e Inovação e contempla oficinas sobre gestão de qualidade, Modelo de Excelência em Gestão (MEG), comportamento empreendedor, Business Model Canvas e Liderança Coaching, além de debates, palestras e talk show sobre empreendedorismo.

Para a professora a Andréa Baronesa, da UTFPR em Londrina, o Educação Empreendedora trouxe muitos benefícios para os alunos. “Antes, eles aprendiam sobre o empreendedorismo de uma forma isolada e conseguimos estabelecer ações crescentes e alinhadas. Já aconteceram oficinas de liderança, marcas e patentes, entre outras”, reforça.

A professora acrescenta que o I Fórum Empresarial e Comunitário também está alinhado com o projeto elaborado pela instituição de ensino superior. “É uma oportunidade da academia dialogar com a indústria e melhorar a formação profissional”, frisa.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.