Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, convida a uma reflexão aos desafios do setor

Com previsão de crescimento de 10% a 15% ao ano, podendo chegar a 1,96 milhão de matrículas em 2018, a modalidade de educação a distância (EAD) é uma das principais tendências da educação superior no Brasil. Do total das 7.828.013 de matrículas efetivadas em 2014, a modalidade de educação a distância representa 27%. Com a função de democratizar o acesso à educação, um dos grandes desafios desse formato é ofertar um serviço de qualidade à população. A Ilumno, líder em EAD em toda a América Latina de língua hispânica, com larga experiência e excelentes resultados na Argentina, onde é a maior instituição de EAD, e Colômbia, está adotando o mesmo modelo nas duas instituições brasileiras que integram sua rede, a Universidade Veiga de Almeida (UVA), no Rio, e a Unijorge, em Salvador.

O presidente da Ilumno no Brasil e reitor da Universidade Veiga de Almeida, Arlindo Cardarett Vianna, considera que as instituições precisam criar um referencial de qualidade para a educação a distância no país e que ainda há muito a ser melhorado. “Estamos convencidos de que a chave principal para o êxito das atividades da Ilumno no Brasil, a exemplo do que já acontece em outros países, é o nosso compromisso absoluto com a qualidade, que é reconhecida pelos alunos, pela sociedade e pelo setor de ensino superior como um todo”, ressalta.

Vianna aponta que não apenas na modalidade a distância, mas na educação como um todo, o processo de virtualização do ensino superior é o caminho para potencializar o binômio ensino-aprendizagem de todos os alunos. Nesse sentido, a Ilumno tem investido fortemente em ferramentas e tecnologias. “Acredito que num curto espaço de tempo não faremos mais distinção entre ensino presencial e EAD, pois estamos falando do processo de evolução pelo qual o ensino superior já vem passando em outros países, e nossa experiência na América Latina tem comprovado essa tendência”, destaca.

Segundo estudo encomendado pela Ilumno à Hoper Educação, consultoria especializada no segmento, o aumento da participação da educação a distância nos próximos anos deverá resultar em mudanças na formação dos docentes, na metodologia e na didática, além do relacionamento dos alunos com os professores.

Diversificação

O estudo Ilumno/Hoper também aponta a tendência de uma maior participação de grupos internacionais, por meio de fusões e aquisições, além da formação de consórcios entre instituições para compartilhamento de serviços. Também é prevista uma intensificação das parcerias estratégicas com empresas especializadas, para transmissão de cursos e desenvolvimento de conteúdo e atividades.

A Ilumno Brasil já atua na prestação de serviços para a gestão de instituições de ensino superior, sendo o Centro Universitário Filadélfia (Unifil), em Londrina, a primeira instituição cliente. Este segmento da empresa, até 2020, receberá investimentos de R$ 173 milhões para a implementação, desenvolvimento e consolidação de um modelo. No mesmo período, está prevista a aplicação de recursos na ordem de R$ 1 bilhão em toda a rede, que também serão aproveitados pelas instituições brasileiras.

Andréa Luiza Collet/Asimp/Ilumno

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.