Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O cadastro dos alunos começa em 3 de setembro, e deve ser feito para turmas de P4, P5 e 1º ano

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, de 3 a 28 de setembro, a primeira etapa da Chamada Pública Escolar. Pais e responsáveis de crianças nascidas de abril de 2012 até março de 2015, e que tenham interesse em matriculá-los na rede municipal de ensino em 2019, devem fazer o cadastro nas unidades escolares. A Chamada Pública abrange os alunos que já estudam na rede municipal, e também os que serão transferidos da rede particular ou farão sua primeira matrícula.

Nesta primeira fase, é preciso comparecer nas escolas ou Centros de Educação Infantil, municipais (CMEIs) e filantrópicos (CEIs), com a via original dos seguintes documentos: certidão de nascimento da criança; faturas da Copel e/ou da Sanepar, recentes; CPF ou RG do responsável; e o número da inscrição imobiliária (disponível no carnê do IPTU).

O cadastro pode ser feito em qualquer unidade da rede municipal. O horário de atendimento pode ser confirmado em cada unidade, ou diretamente no Setor de Matrícula e Documentação Escolar da SME, pelos telefones 3375-0235 e 3375-0236.  No caso de crianças que serão matriculadas em turmas de P4 e P5, a recomendação é que o procedimento ocorra, preferencialmente, nos Centros de Educação Infantil, municipais ou filantrópicos.

De acordo com o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, o cadastro vai garantir aos pais e responsáveis que a criança terá sua vaga na rede municipal em 2019. “O cadastramento será apenas para turmas de P4, P5 e 1º ano, ou seja, alunos que, em 2018, estão matriculados no C3, P4 e P5. Já os alunos que estão no 2º ao 4º ano terão o período de rematrícula no mês de dezembro, em cada unidade, pois eles já têm vaga garantida. E os casos de transferências ou novas matrículas para essas turmas só serão atendidas no início do ano letivo de 2019, com o retorno das aulas” explicou.

A Chamada Pública para o ano letivo de 2018 teve, aproximadamente, 14.500 crianças cadastradas. “Todas as crianças que forem cadastradas dentro desse prazo estipulado terão suas vagas garantidas. A cada criança inserida, o sistema fará automaticamente a distribuição para a unidade mais próxima, através do georreferenciamento, com base no endereço declarado pelos pais”, detalhou Jesus.

O gerente de Matrícula e Documentação Escolar frisou ainda que o cadastro compõe a primeira das três etapas da Chamada Pública Escolar. “A primeira etapa é o cadastro, feito em qualquer unidade, onde os pais e responsáveis apresentam os documentos listados. A segunda etapa, que consiste na retirada da carta-matrícula, vai ocorrer na mesma unidade onde a pessoa fez esse cadastro”, adiantou.

Ao final do processo, haverá novo prazo onde os pais e responsáveis deverão comparecer na unidade indicada na carta-matrícula, com cópia de diversos documentos, para efetivar a inscrição do aluno. “Nossa estimativa é conseguir atender a maioria dos cadastros dentro da escola mais próxima da criança. É muito importante não deixar para a última hora, pois conforme as vagas forem preenchidas, o aluno poderá ser direcionado para outra escola próxima. O foco é garantir a vaga agora, e no próximo ano serão analisados e atendidos todos os pedidos para transferência”, ressaltou Jesus.

Atualmente, a Secretaria Municipal de Educação conta com 84 escolas, nas áreas urbana e rural, 33 CMEIs e 54 CEIs. Estão matriculados 44.062 alunos, incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental - Séries Iniciais, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Idades para cadastro na Chamada Pública Escolar:

P4 - Crianças nascidas de 01/04/2014 a 31/03/2015

P5 - Crianças nascidas de 01/04/2013 a 31/03/2014

1º ano - Crianças nascidas de 01/04/2012 a 31/03/2013

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.