Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Superior Pesquisa revela que 43% dos jovens não concluíram o ensino médio porque começaram a trabalhar

A conclusão do Ensino Médio é um desafio para muitos brasileiros. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é que, até 2024, pelo menos 85% dos estudantes entre 15 e 17 anos estejam no ensino médio. Porém, uma projeção realizada pelo Instituto Ayrton Senna indica que no ritmo atual, a adequação de idade e série não será alcançada.Uma pesquisa realizada pelo Centro Universitário Internacional Uninter identificou os principais motivos entre os alunos que buscam a conclusão do ensino médio em uma faixa etária diferente. Entre os destaques está o fato de que 43% dos alunos não concluíram o ensino médio porque começaram a trabalhar.Neste cenário, a oferta do Ensino Médio para Jovens e Adultos (EJA) na modalidade a distância ajuda muitos profissionais.

A oportunidade mudou o rumo da vida de Lauro Leal, de 23 anos, e de Luiz Santos, de 37. Leal começou o curso sem perspectivas de entrar no Ensino Superior, mas há apenas dois meses finalizou o EJA e já ingressou em dois cursos: bacharelado em Serviço Social e licenciatura em Sociologia. “Gostei de voltar a estudar e me adaptei bem ao formato a distância; por isso, resolvi continuar, para realizar o sonho de dar aulas. Faço duas graduações, também a distância”, explica o ex-aluno. Já Santos aproveitou a praticidade do EJA Uninter e terminou as matérias que faltavam para conquistar o diploma do Ensino Médio: Matemática, Física, Biologia e Química. “Estudei no exterior e quando voltei faltavam horas no meu currículo escolar, o acompanhamento que tive na Uninter foi essencial. Tive um cronograma preparado especialmente para as minhas necessidades e em três meses finalizei essas matérias e dei continuidade a minha vida profissional”.

A especialista em educação e coordenadora do EJA do Centro Integrado de Educação para Jovens e Adultos Uninter, Maria Tereza Cordeiro alerta para o fato de que cerca de 30% dos alunos que procuram o EJA tem este perfil, em que faltam apenas algumas disciplinas para a conclusão do ensino médio. “O curso completo tem duração de 18 meses, mas os candidatos que concluíram algumas disciplinas pelo ENEM, por exemplo, também podem se matricular e solicitar uma dispensa, apresentando a Declaração Parcial de Proficiência. Assim, eles podem fazer somente as disciplinas que faltam para conclusão do Ensino Médio. Não é hora de parar de estudar, ao contrário, o cenário atual demanda profissionais preparados para o mercado de trabalho”.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 25 de julho pelo site uninter.com/eja ou pessoalmente nos polos.

Virgínia Vilela/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.