Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na quarta fase do evento, foram selecionados os grupos das 10 escolas vencedoras em cada região da cidade; etapa final será em 31 de outubro

O II Festival Londrinense de Matemática, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), teve sua etapa Regional finalizada no último dia 21 de setembro. Participam dessa iniciativa alunos do 5º ano de 68 escolas municipais de Londrina. Esta foi a quarta fase do evento, que teve início no dia 17 deste mês e definiu os grupos de alunos vencedores, dos períodos matutino e vespertino, em cada região do município. Estiveram representadas escolas das regiões sul, norte, leste, oeste da cidade, além da zona rural.

As dez unidades escolares classificadas, sendo cinco em cada período, agora participam da última fase do Festival, que será realizada no dia 31 de outubro, no auditório da Unicesumar, localizada na Avenida Santa Mônica, 450. Os estudantes do turno da manhã iniciam as atividades a partir das 9 horas. Já os do vespertino começarão às 14 horas.

As vencedoras da etapa Regional no período matutino foram as escolas municipais Prof. Juliano Stinghen (norte), Cláudio de Almeida e Silva (sul), Pedro Vergara Correa (leste), Santos Dumont (oeste) e Edmundo Odebrecht (Warta - rural). Do período vespertino, ganharam as unidades Prof. Ruth Lemos (norte), Dalva Fahl Boaventura (sul), Carlos Dietz (oeste), Anita Garibaldi (leste) e Francisco Aquino Toledo (São Luiz - rural).

Nesta fase, os alunos novamente dispuseram de materiais didáticos como jogos pedagógicos utilizados para a posterior resolução de problemas matemáticos, no total de dez, por meio dos quais são avaliados os grupos. O processo traz abordagem de componentes matemáticos como numeração decimal, fração, números decimais, e itens como gráficos e tabelas, entre outros. O Festival teve início em março deste ano e, antes, já haviam ocorrido as fases Experimental, envolvendo um contato inicial dos alunos com os jogos; Sala de Aula, quando o professor desenvolve o jogo e a resolução dos problemas em classe; e a fase Escola, com disputas internas entre as turmas de 5º ano em cada período.

De acordo com a professora do Apoio Pedagógico de Matemática da SME, Regina Aparecida de Oliveira, os estudantes utilizam os jogos pedagógicos primeiro por meio físico, com a proposta de manipulação, experimentação e interação na escola, e depois no formato virtual, com acesso dos materiais em aparelhos tablet. “Os professores das turmas de 5º ano passaram por uma capacitação, onde puderam multiplicar os conhecimentos em suas respectivas escolas. A metodologia vem sendo eficaz e os alunos e educadores estão gostando muito dessa forma de abordagem que chama a atenção das crianças e fornece diferentes possibilidades de tratar os conteúdos matemáticos, de forma lúdica e prazerosa”, disse.

A professora ainda contou que a iniciativa, em sua segunda edição, vem ajudando a fortalecer aspectos importantes como a interação coletiva entre os alunos, a afetividade e o senso de trabalho em equipe. “Todos os alunos participantes recebem medalhas de participação e o fator principal é incentivá-los a melhorar sua relação com a disciplina e favorecer a resolução de problemas. O resultado vem sendo muito bom também para os professores, que podem aprimorar sua didática em classe, mostrando que as opções criadas pelas tecnologias podem agregar na eficácia do ensino que é feito nas escolas”, completou.

Todo o material utilizado no festival, incluindo jogos e problemas, é desenvolvido pela equipe do Apoio de Matemática da SME. Após o encerramento do II Festival Londrinense de Matemática, todo o material é compilado e disponibilizado para todas as escolas da rede municipal, que poderão utilizá-los em sala de aula durante o ano.

A primeira edição do Festival Londrinense de Matemática contou com a participação de 4.450 alunos e 63 escolas. Neste ano, são cerca de seis mil estudantes.

Renan Oliveira/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.