Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Educação deu início ao II Festival Londrinense de Matemática. O objetivo é incentivar o estudo da matemática, entre os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental, e contribuir para integrar as unidades escolares em atividades que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem da disciplina.

A secretária municipal da pasta, Maria Tereza Paschoal de Moraes, ressaltou que a mobilização dos alunos em torno dos desafios propostos gera aprendizagens importantes capazes de contribuir também na elevação do nível de proficiência matemática em Avaliações Externas, como a Prova Brasil.

A primeira edição do projeto aconteceu no ano passado e envolveu 63 escolas, com aproximadamente 4.450 alunos participantes. Este ano, 68 unidades escolares se inscreveram, que contam com cerca de 6 mil estudantes de 5º ano. Segundo Regina Aparecida de Oliveira, do Apoio Pedagógico de Matemática da Secretaria Municipal de Educação, o festival foi um sucesso entre os alunos, pois eles se mostraram muito motivados em participar dos jogos e da resolução de problemas. “O evento proporcionou o aprendizado de matemática de forma lúdica, integrada e contextualizada. Tanto que o impacto positivo do projeto na aprendizagem dos alunos nos conduziu a repetir a experiência em 2018”, contou.

A competição é organizada por meio de cinco etapas, separados por períodos (manhã e tarde), onde os alunos dos quintos anos são divididos em grupos, para participar de jogos e resolução de problemas matemáticos, dentro das unidades escolares e em espaço coletivo. Em todas as etapas os alunos participam de um jogo e resolvem 10 problemas matemáticos.

O evento teve início em abril, com uma formação de professores regentes de quintos anos, onde eles receberam orientações teóricas e metodológicas para desenvolverem o projeto nas escolas. No mesmo mês foi realizada a Etapa Experimental, que é um período de experimentação e adaptação dos alunos à metodologia, para o trabalho com jogos e resolução de problemas em grupos.

O mês de maio foi planejado para os participantes vivenciarem as etapas Sala de Aula e Escola. Na Sala de Aula os estudantes já iniciam a resolução dos problemas, valendo pontuação, a fim de selecionar um grupo, composto por quatro alunos, de cada turma - tanto do período da manhã quanto da tarde - que passará para Etapa Escola. Esta fase também acontecerá em maio e selecionará um grupo vencedor de cada unidade escolar e de cada período, para passar a Etapa Regional.

A Etapa Regional acontecerá de 17 a 21 de setembro na Unicesumar. De manhã será das 9 às 12 horas e à tarde das 14 às 17 horas. Nesta fase serão selecionados um grupo de cada região, sendo cinco grupos do período da manhã e cinco da tarde, que passarão para a Etapa Final, prevista para o dia 31 de outubro. A Etapa Final definirá o grupo vencedor de cada período. No Festival, todos os alunos participantes serão premiados da mesma forma, pois o objetivo é incentivar a participação e não apenas os vencedores da competição.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.