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Na segunda-feira (13) e terça-feira (14), a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza a IV Avaliação Sistêmica, com a participação de todas as escolas municipais. Ao todo, cerca de 26.875 alunos do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino serão avaliados. O instrumento é aplicado semestralmente e tem como objetivo definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação e elevação da média de proficiência em avaliações sistêmicas locais e nacionais.

As provas ocorrem desde novembro de 2014. O objetivo é coletar dados para diagnosticar a aprendizagem, em larga escala, a respeito de conteúdos de Matemática e Língua Portuguesa. A SME avalia também as produções de texto dos alunos e orienta a análise qualitativa das questões de Matemática.  A Avaliação Sistêmica e os Guias de Aplicação e de Correção da prova foram elaborados pela equipe de apoio pedagógico da SME.

Para a gerente de Ensino Fundamental, Viviane Perez, a Avaliação Sistêmica cumpre o papel de direcionar os trabalhos de ensino e de aprendizagem na rede municipal de Londrina. Ela destacou que a iniciativa de avaliar o sistema por meio de uma prova em larga escala, construída pela Equipe Pedagógica da própria Secretaria, é uma ação audaciosa, contudo necessária. “São mediados pelos resultados apresentados nas avaliações que os professores retomam a reflexão à respeito ‘do que é para ensinar’, ‘de como’ e ‘de por que ensinar’”, disse.

Viviane informou que, com base nos resultados das avaliações sistêmicas, a SME desenvolve ações que tem contribuído em mudanças significativas no processo de ensino nas escolas, como: visitas pedagógicas; reuniões pontuais com os gestores das unidades escolares; oferta de cursos voltados especificamente para o trabalho com os conteúdos em que apresentaram dificuldade; abertura de novas turmas de contraturno para atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem; implementação de projetos pedagógicos vinculados aos conteúdos defasados e direcionamento dos estudos em práticas pedagógicas.

informações N.Com/PML

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