Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Disque 100 - Brasil na Escola é um convite ao engajamento da sociedade para auxiliar a busca ativa de crianças e adolescentes que estão fora da escola como consequência da pandemia

Desde o dia 28 de março, entrou em funcionamento o Disque 100 - Brasil na Escola, para o recebimento de ligações que informem sobre crianças e adolescentes não matriculados na rede de ensino ou que estejam sem frequentar a escola. O canal de comunicação, colocado no ar por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), compõe a estratégia do MEC para o enfrentamento de situações de abandono e evasão escolar no país. As ligações podem ser efetuadas de todo o Brasil, gratuitamente, de qualquer telefone fixo ou móvel (celular), 24h por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Basta discar 100.

O canal recebe as chamadas e notifica o Conselho Tutelar e as autoridades competentes da localidade, buscando garantir o retorno das crianças e dos adolescentes à escola. O MEC também receberá as notificações e realizará, em parceria com as secretarias estaduais, municipais e o Distrito Federal, o monitoramento para apoiar ações que possam garantir o acesso e a permanência dessas crianças e adolescentes na escola.

Com a pandemia, o número de crianças e adolescentes fora da escola aumentou 171%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Informações do IBGE indicam que 244 mil meninos e meninas de 6 a 14 anos não estavam matriculados no segundo trimestre de 2021, uma alta de 171% em relação ao mesmo período de 2019.

“O Disque 100 - Brasil na Escola é uma das estratégias do nosso governo que integram as ações de enfrentamento à evasão e ao abandono escolar, estruturadas com as redes de ensino, em conjunto com os entes federados. Precisamos do apoio das famílias, da sociedade, dos profissionais de educação e dos sistemas de ensino para avançarmos no combate ao abandono. O retorno às aulas presenciais, com implementação dos protocolos de segurança, é essencial para garantir o cumprimento dos objetivos de aprendizagem”, destaca o ministro interino do MEC, Victor Godoy.

De acordo com dados divulgados no Censo Escolar pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matrículas de crianças entre 6 e 10 anos diminuiu entre os anos de 2019 e 2020. Em 2019, foram realizadas 13.995.683 matrículas nessa faixa etária e, em 2020, o número caiu para 13.907.329. O mesmo ocorreu nas matrículas de 11 a 14 anos, com uma queda de 11.597.937 para 11.495.650 no mesmo período.

Ainda segundo o Inep, de 2020 para 2021, o número de matrículas aumentou para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Foram realizadas 13.923.126 matrículas em 2021. Entre 11 e 14 anos foram efetivadas 11.261.822 matrículas.

Para Godoy, ações como o Disque 100 - Brasil na Escola são fundamentais para assegurar a universalização do ensino fundamental com a duração de nove anos para toda a população na idade de 6 a 14 anos e garantir que pelo menos 95% dos estudantes concluam essa etapa na idade recomendada, como prevê o Plano Nacional de Educação (PNE). 

“A recuperação das aprendizagens é uma prioridade e nossa estratégia será a de fortalecer o papel do MEC na coordenação das ações necessárias para o engajamento dos estados, municípios, famílias e toda a sociedade para a garantia do direito à educação.”, ressalta o ministro interino.

Ascom/ MEC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.