Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Doação faz parte da campanha Livro Solidário, que destina material para as bibliotecas das escolas das comunidades rurais

O sanepariano Marcelo Souto, que trabalha na Unidade de Atendimento (USAT), em Londrina, conseguiu a doação de mais de 3 mil livros para a campanha Livro Solidário, desenvolvida pela Sanepar com o objetivo de levar literatura para as crianças das escolas rurais atendidas pela Unidade de Serviços de Pequenas Comunidades (USPC). O projeto é feito em parceria entre a USPC e a Unidade de Recursos Humanos (USRH).

Formado em Jornalismo, Marcelo faz graduação em Letras, especialização em Língua Portuguesa, e conta que ficou sensibilizado quando conheceu a campanha pela intranet. “Como eu gosto muito de ler e de escrever, pensei em fazer alguma coisa para ajudar as crianças que moram na zona rural e nem sempre têm acesso à literatura”, explica.

Ele então entrou em contato com a Biblioteca Pública de Londrina, a Biblioteca Infantojuvenil e a Biblioteca Lupércio Luppi – as três são municipais – para ver possibilidade dessas instituições fazerem as doações. “As bibliotecas públicas recebem muitas doações e fazem sempre renovação de acervo. Muitos livros ficam parados. Eu expliquei como funciona a campanha da Sanepar, enviei email e a resposta foi positiva”, conta.

Conseguiu, assim, mais de 3 mil exemplares. Como eram muitos livros, Marcelo conversou com o coordenador de Relações com a Comunidade (USPC), Roboão Senegaglia, para ver como o acervo poderia ser transportado para Curitiba. “Por malote, seria inviável. O Roboão sugeriu que eu entrasse em contato com a Unidade de Materiais (USMA) porque um caminhão percorre o Estado todo transportando materiais. E foi isso que fiz.”

Com seu carro, Marcelo carregou os livros até a USMA. Em duas datas diferentes, o caminhão fez o transporte até Curitiba. “Acredito que essas ações estimulam a gente a melhorar. A campanha da Sanepar é uma atividade de responsabilidade social e isso me mobilizou, me sinto feliz por ter contribuído de alguma forma”, afirma.

Roboão explica que agora os livros serão triados pela biblioteca da Sanepar. O que for literatura infanto-juvenil será destinado ao projeto Livro Solidário, que fará a doação à comunidade São Judas Tadeus, no município de Guaraniaçu, a 60 km de Cascavel. Livros de outro gênero serão doados à biblioteca pública do município. A entrega está prevista para o fim de junho. Os livros doados por Marcelo serão somados aos mil já arrecadados entre os saneparianos. Esta é a quarta edição do Livro Solidário. A campanha já entregou livros para localidades rurais de Rebouças, Prudentópolis e São João João do Triunfo.

“A nossa campanha é perene e as doações são sempre bem vindas. A iniciativa do Marcelo nos surpreendeu”, afirma Roboão. Segundo ele, o critério para a comunidade rural ser beneficiada com os livros é que ela receba o sistema de abastecimento de água da Sanepar. “Os resultados são muito positivos. Em Prudentópolis, a escola rural nem tinha biblioteca. Os livros ficavam numa sala. Com a doação da Sanepar, o prefeito ficou tão sensibilizado que resolveu construir uma biblioteca.”

Carina Paccola/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.