Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Jogo, que tem como objetivo educar crianças e responsáveis sobre os cuidados com a Diabetes Tipo 1, está disponível a partir de 20 de agosto

A Coffee & Coffee, startup da Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina (Intuel), lança hoje (20) o Gamellito Adventures: um health game que visa educar crianças e seus responsáveis sobre os cuidados necessários de quem vive com Diabates tipo I.

Segundo Vania Vargas, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de jogos da empresa incubada, a ideia surgiu a partir do atendimento que prestava como psicóloga de crianças que vivem com a doença. O tratamento psicológico era necessário, pois “essas crianças precisam mudar completamente suas rotinas a partir do diagnóstico”, explica.

Vania comenta que se as crianças não fizerem essas mudanças, como tomar insulina, medir índices de glicemia e se alimentar de uma maneira mais saudável, a vida delas pode correr risco. Foi assim que ela enxergou a necessidade de criar um brinquedo terapêutico em plataforma digital. “O game, por ser digital, tem a possibilidade de ser atualizado sempre que a medicina evolui, além de conseguir simular uma realidade virtual”, esclarece. Ao aprender os cuidados que devem ter com a saúde através do game, as crianças falam sobre o assunto e sobre as dificuldades que têm com mais facilidade.

Para validar os resultados do game, Vania o pesquisou no doutorado que concluiu na Universidade de São Paulo (USP) este ano. O estudo mostrou que, com o game, as crianças se identificaram com o personagem, além de se mostrarem motivadas a se envolver mais com o tratamento, o que possibilita maior adesão a ele, evitando assim as complicações da doença.

O jogo

O personagem que dá nome ao jogo é um pet virtual e também vive com Diabetes tipo I. “Com isso, a criança deixa de ser cuidada pelo outro e passa a ser quem cuida. Essa ação é uma brincadeira que acaba por ensinar muita coisa a quem vive com a doença”, afirma Vania.

Para atingir esse objetivo, o jogo terá duas versões: A pro e a kids. A versão pro é destinada a profissionais de saúde como enfermeiros, nutricionistas, médicos, psicólogos e educadores físicos. Com o Gamellito, esses profissionais podem usar o game como um instrumento mediador no tratamento da criança. Já na versão kids, a criança pode jogar sozinha ou com os pais, aprendendo os cuidados em qualquer lugar.

“Por sermos incubados na Intuel, recebemos muitos incentivos para finalizarmos e colocarmos o jogo no mercado. Alguns deles são assessorias, mentorias, orientações sobre abertura da empresa, propriedade intelectual e questões jurídicas. Como uma empresa nova no mercado, o apoio de uma incubadora como a da UEL tem sido fundamental”, comemora Vania.

O Gamellito Adventures estará disponível na Play Store a partir de 20 de agosto e, em breve, na App Store.

Mariana Paschoal/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.