Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 700 estudantes de graduação da Universidade Estadual de Londrina devem participar das apresentações e programação do XXVI Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC 2017), que acontecerá de 25 a 27 deste mês no Câmpus Universitário.

A participação é obrigatória aos alunos bolsistas de agências de fomento, mas os demais estudantes terão a oportunidade de conhecer a produção científica da Universidade e ainda acompanhar a programação cultural e acadêmica, que tem o objetivo de congregar a comunidade e oferecer uma formação completa.

A programação do EAIC será aberta com show da banda Acústico Blues Trio, dia 25, a partir das 19 horas, no Teatro Ouro Verde. Na sequência, a programação prevê palestra com o professor Gilson Volpato, do Instituto de Biociências da Unesp, Câmpus Botucatu, que atua nas áreas de Metodologia, Redação e Publicação Científica. O professor tem sete livros publicados sobre o assunto e ministra cursos e palestras sobre publicação científica.

No dia 26, os participantes apresentam trabalhos, diretamente nos seus Centros de Estudos. O Encontro já tem mais de 500 inscritos, em todas as áreas do conhecimento. Cada estudante IC terá 20 minutos para fazer a apresentação à banca avaliadora.

No dia 27, a programação será centralizada na sala 201 do Centro de Ciências Biológicas (CCB). As atividades terão início a partir das 8 horas, com palestra sobre Preparação para entrevistas, apresentação pessoal e controle emocional, com a consultora Cinthia Araújo, diretora da Retoricamente.

Após a palestra o grupo de teatro Química em Ação, da Universidade de São Paulo (USP), apresenta o espetáculo Química das Sensações. Logo após terá apresentação de pôsteres e debate sobre Iniciação Científica e Empreendedorismo.

A programação termina no dia 27, a partir das 13 horas, com outra apresentação do grupo de teatro Química em Ação, na Praça do Restaurante Universitário.

Segundo a coordenadora geral do EAIC, professora Ana Maria Bridi, do Escritório de Apoio ao Pesquisador, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG), o EAIC é o maior evento científico da UEL, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Ela afirma que a programação foi pensada para oferecer uma visão abrangente ao estudante, colaborando para uma formação múltipla e completa.

"O mercado de trabalho pede hoje um profissional com visão de mundo, de nada adianta ser ultraespecialista, é preciso avançar", diz ela. Segundo Ana Maria, o estudante precisa entender que é necessário derrubar a divisão existente entre ensino, pesquisa e extensão, pensando em desenvolver uma ciência efetiva, que alcance a sociedade. "Daí a importância em entender as questões sócio-culturais", acrescenta.

Contato: coordenadora geral do EAIC, professora Ana Maria Bridi - (43) 3371 5117.

AEN

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios