Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 3,9 milhões de participantes realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 3 de novembro. O número representa 76,9% dos 5,1 milhões de inscritos no exame deste ano.

Durante entrevista coletiva, no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), após o encerramento das provas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade. “O Enem foi um sucesso absoluto. [...] Foi a cara de eficiência, gestão e responsabilidade que a gente busca dar ao governo do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.

Com o grande volume de participantes, o primeiro Enem da gestão do presidente Jair Bolsonaro registrou apenas 23,1% de ausentes. Isso quer dizer que 1,2 milhão de pessoas não compareceram para fazer o exame.

O primeiro dia de exame também registrou outro recorde: 91% dos estudantes inscritos visualizaram o Cartão de Confirmação da Inscrição. Disponibilizado pelo Inep, o documento apresenta, entre outras informações, o local de provas dos participantes.

Conteúdo da prova – Na coletiva de imprensa, o ministro ainda disse ter gostado do tema da redação deste ano: “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. “Era um assunto que permitia várias possibilidades. [...] Nós esperamos que o candidato consiga elaborar um texto com argumentos racionais, tangíveis e bem escrito”, afirmou.

Sobre as 90 questões do primeiro dia do exame, o presidente do Inep destacou que a prova conseguiu cobrir toda a base curricular. “[A prova] teve uma grande quantidade de textos de poesias. Além disso, destaco a objetividade dos comandos das questões, que foram bastante técnicos”, afirmou.

Eliminados – Trezentos e setenta e seis candidatos foram eliminados. O Enem de 2019 foi realizado com novas regras para garantir a segurança. A principal mudança foi em relação à proibição de emissão de sons por aparelhos eletrônicos, mesmo dentro do envelope porta-objetos fornecido pelos fiscais de prova. Nesse número, também estão pessoas que se negaram a ser identificadas por biometria, por exemplo.

Ocorrências – O maior exame de acesso ao ensino superior aconteceu sem incidentes graves durante as cinco horas e meia de aplicação das provas, nos mais de 1,7 mil municípios de todas as regiões do país. Foram registradas situações pontuais, como queda de luz em local de prova.

Reaplicação – A reaplicação da prova do Enem está marcada para os dias 10 e 11 de dezembro. A solicitação por reaplicação pode ser realizada por inscritos que tenham conseguido fazer as provas em decorrência de problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica, etc.

Com informações do portal do MEC

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.