Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

(Da esq. para a dir.) Tiago Moisés de Oliveira (História), Everson Orlandine Alves (Enfermagem), Vanessa Cristina Godoi de Paula (Fisioterapia), Gabriel Gonçalves Monteiro (Ciências Biológicas), Rui Gonçalves Marques Elias (professor), Amanda Suelen Fiorillo (Direito), Leticia Nascimento Gonçalves de Oliveira (Fisioterapia), Jamille Mariana de Oliveira Marques (Ciências Biológicas), Mariza Fordellone Rosa Cruz (professora), Marco Antonio Turatti Junior (Direito) - Foto: Divulgação

Na quinta-feira, 16, dois professores e oito acadêmicos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) viajaram para participar da “Operação Itacaiúnas” do Projeto Rondon. Coordenado pelos professores Rui Gonçalves Marques Elias e Mariza Fordellone Rosa Cruz, o Projeto acontece de 17 de julho a 2 de agosto no município de Abel Figueiredo no Estado do Pará. Nesta Operação, a UENP irá desenvolver ações nas áreas do conjunto A, que são: Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde. O grupo recebe o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UENP para o desenvolvimento das atividades.

Além dos professores, participam do projeto os estudantes Amanda Suelen Fiorillo (Direito), Everson Orlandine Alves (Enfermagem), Gabriel Gonçalves Monteiro (Ciências Biológicas), Jamille Mariana de Oliveira Marques (Ciências Biológicas), Leticia Nascimento Gonçalves de Oliveira (Fisioterapia), Marco Antonio Turatti Junior (Direito), Tiago Moisés de Oliveira (História) e Vanessa Cristina Godoi de Paula (Fisioterapia).

O professor Rui, que participa pela primeira vez do Rondon, explica que a ideia do Projeto é capacitar multiplicadores para o desenvolvimento social de regiões carentes do Brasil. Ele ressalta que o trabalho a ser realizado deverá gerar uma grande experiência de vida a todos os participantes. “Com toda certeza, nós, rondonistas, iremos voltar com um aprendizado que carregaremos por toda a vida". A UENP atuará, em Abel Figueiredo, com a equipe da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, que desenvolverá as ações nas áreas de Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho.

Preparação

Para participação no Projeto e preparação para a Operação, os estudantes e professores realizaram reuniões semanais desde o início de maio. Para avaliação da proposta enviada para intervenção, o professor Rui esteve, de 12 a 17 de abril, em Abel Figueiredo em uma viagem precursora. No município, de cerca de sete mil habitantes, localizado a 106 km de Marabá e 580 km de Belém, ele realizou coleta de informações e reuniões com autoridades da cidade e lideranças comunitárias para a adequação da proposta de trabalho e inclusão de ações para o atendimento das demandas da localidade. O município possui povoados que ficam a aproximadamente 40 km da cidade, em região de floresta, que irão receber as oficinas da equipe da UENP. A proposta aprovada para a “Operação Itacaiúnas” foi enviada pelos professores Fernando Brito e Fabrício José Jassi.

Rondon

Coordenado pelo Ministério da Defesa, o Rondon é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes, visando ampliar o bem-estar da população na busca por aproximar esses estudantes da realidade do País, além de contribuir, também, para o desenvolvimento das comunidades assistidas.

O Projeto Rondon foi criado nos anos de 1960, voltado principalmente para a região amazônica. Deixou de acontecer em 1989 e foi retomado em 2005. A UENP tem tido presença constante no Rondon, nas expedições que são feitas nos dois períodos de férias escolares do ano. A Universidade já participou anteriormente de seis Operações. A primeira foi em 2010, em Riachão do Dantas, município do Estado de Sergipe; a segunda participação ocorreu em 2011, na cidade de Jauru, no Mato Grosso; a terceira ação foi em São Domingos do Capim, no Pará; a quarta aconteceu no ano de 2013, em Ubaíra, Bahia. Em julho de 2014, a Operação aconteceu em Jurema, Pernambuco, e, em janeiro deste ano, no município de Itabaiana, no agreste Paraibano.

Tiago Angelo/Ascom/UENP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.