Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou na última semana, no Parque Estadual Mata dos Godoy, em Londrina, os vencedores do concurso "Redescobrindo práticas sustentáveis", do projeto "Mão na Lata".  A Escola Municipal Almerinda Felizetti do Nascimento, de Ibiporã, foi uma das ganhadoras do concurso.

Promovido pelo Escritório Regional do órgão em Londrina, o concurso foi lançado durante a semana do meio ambiente, em junho, e teve como objetivo estimular empresas e escolas municipais a mostrarem as práticas sustentáveis no dia a dia.

Os projetos deveriam atender os seguintes critérios: conteúdo, criatividade, fontes de pesquisa e fidelidade à ótica da sustentabilidade. Eles foram avaliados por docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e por um jornalista convidado.

Os alunos da Escola Almerinda reaproveitaram latas de tinta para a confecção de objetos de decoração, como vasos de flores e abajures, e até mesmo para a criação de sofás, por meio da logística reversa - restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento - realizada em parceria com a empresa Recithinner Solventes e Tinta. Com isso, a escola ganhou,  juntamente com a Escola Municipal Professora Maria Irene Vicentini Theodoro, de Londrina, o prêmio de melhor atividade educacional de sustentabilidade do concurso. Já na modalidade empresarial, três empresas foram premiadas pelos seus projetos - Viapar, Cafés Cacique e Cooperativa Integrada.

Estiveram presentes na premiação o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a coordenadora do projeto, Leilliana Casagrande, a secretária Municipal de Educação de Ibiporã, Margareth Coloniezi, a assessora de projetos de meio ambiente da Secretaria de Educação, Isabel Maia, direção e professores da Escola Almerinda, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Odair Pelisson, além de empresas e entidades privadas na formação da educação ambiental da população.

"Envolver a comunidade em trabalhos de educação ambiental garante o desenvolvimento com equilíbrio e respeito ao meio ambiente. Todos os projetos premiados contribuíram e vão continuar contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e para a produção mais eficiente, com economia de recursos naturais", comentou o presidente do IAP.

A secretária de Educação agradeceu a participação dos alunos, professores, direção, a empresa Recithinner Solventes e Tinta, e toda a comunidade escolar em mais um importante projeto de educação ambiental, cujo objetivo foi estimular a proteção, recuperação e conservação do meio ambiente e da qualidade de vida.

Ao todo, participaram da competição dez empresas e oito escolas de ensino fundamental da região Norte do estado do Paraná.

ASCOM/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.