Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O substitutivo do deputado federal Diego Garcia ao PL 2040/11 foi aprovado na Comissão de Educação

A Comissão de Educação aprovou por unanimidade, ontem (31), o parecer do deputado federal Diego Garcia (Podemos-PR) ao projeto de lei 2040/11. O substitutivo aprovado determina que as escolas públicas do país terão oferta obrigatória da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na educação básica, sendo a matrícula facultativa aos alunos.

A proposta afirma que as condições de oferta do ensino de LIBRAS serão definidas em regulamento dos sistemas de ensino. Os municípios com menos de 10 mil habitantes não serão obrigados a ofertar e terão um período de até 7 anos para se adaptarem à lei.

O prazo para iniciarem a oferta será de:

I – 180 (cento e oitenta dias) dias para as Capitais estaduais e do Distrito Federal.

II – 2 (dois) anos para os municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes.

III – 4 (quatro) anos para os municípios com mais de 50.000 (cinquenta mil) habitantes.

IV – 7 (anos) anos para os municípios com mais de 10.000 (dez mil) habitantes.

Segundo o IBGE, hoje há 45,6 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência, ou seja, 23,9% da população total. “Quase 10 milhões de pessoas são surdas ou têm graus variados de deficiência auditiva, das quais cerca de 800 mil têm até́ 17 anos. Por isso a importância de assegurarmos a efetiva equidade no acesso, na permanência e no aproveitamento dos estudantes com deficiências auditivas nas classes das escolas do país”, afirmou Garcia.

O PL, de autoria do senador Cristovam Buarque (PPS-DF), será votado ainda no Plenário da Câmara e retornará ao Senado para apreciação.

Mariana Torres/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.