Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Presidente do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana e Doutora em Tecnologia e Sociedade é uma das palestrantes no 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais que neste ano tem como tema central O Uso da tecnologia no processo pedagógico das Escolas Públicas.

O ambiente escolar surge como um espaço onde o uso das tecnologias de forma consciente pode e deve ser trabalhado. Para Cineiva Tono, doutora em Tecnologia e Sociedade pela UTFPR, é essencial que já nos primeiros contatos com a internet, criança e adolescente sejam educados no sentido de se apropriar dessa tecnologia de forma responsável.

Nesta quinta-feira (19), a presidente do Instituto Tecnologia e Dignidade Humana fala a gestores no 3° Congresso Paranaense de Cidades Digitais sobre “Aprendizagem, Internet e Orientação: a importância de usar as ferramentas tecnológicas de maneira eficaz”. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital, acontece em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, e irá abordar, entre outras temáticas, o uso da tecnologia no processo pedagógico nas escolas públicas.

De acordo com a especialista, a internet tem um alto potencial positivo de uso. No entanto, deve ser feito de forma consciente e crítica. Orientação e cuidado são palavras que refletem o trabalho que deve ser realizado. “Essa discussão sobre o uso eficaz das ferramentas tecnológicas precisa vir à tona quando nós falamos em inclusão digital. Além de oferecer a tecnologia para o acesso à internet, é necessário preparar a população para o seu uso adequado e saudável”, observa Cineiva.

Dados divulgados pelo IBGE (PNAD 2014) mostram que a internet já está presente na vida de mais da metade dos brasileiros. Segundo outra pesquisa do instituto, a Pesquisa Brasileira de Mídia 2015, os principais usos da Internet são: informação (67%) - sejam notícias ou informações de modo geral -, diversão (67%), passar o tempo livre (38%) e estudo (24%).

As informações encontradas na rede podem ser aproveitadas não só no contexto educacional, mas também na vida pessoal e profissional da população. Porém, para explorar positivamente este potencial, a especialista orienta que é necessário aplicar determinados critérios de uso e estimular o incentivo moderado dessa ferramenta. “Atualmente a internet oferece uma imensidão de conteúdos que podem ser aproveitados, por exemplo, no ambiente escolar, mas o que nós comumente vemos é o famoso ‘copia e cola’, sem um critério de busca, de avaliação das informações e da veracidade da fonte dos dados. E isso é essencial”, comenta.

Congresso

Além do uso da tecnologia no contexto pedagógico, o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais pretende apresentar soluções e iniciativas que possam estimular o surgimento das cidades inteligentes, dando mais eficiências aos diversos setores da administração municipal. O público-alvo são prefeitos, gestores, secretários municipais e demais interessados no desenvolvimento econômico e social das localidades por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site http://congresso.redecidadedigital.com.br/.

O evento conta com o apoio do Ministério das Comunicações, Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Prefeitura de Pinhais, Undime PR, Abranet, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), associações regionais de municípios, entre outras entidades. O evento tem o patrocínio ouro da Copel Telecom; patrocínio prata do BRDE, Mstech e Celepar; patrocínio Bronze da Exati Tecnologia e IDS.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.