Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com modelo de negócio focado nas necessidades do bairro, alunos do Instituto União para a Vitória ficaram com o primeiro lugar no Bootcamp Royale

Com o projeto “Formatando o Futuro”, que propõe a prestação de serviços de manutenção de computadores, o grupo de alunos do Instituto União para a Vitória, de Londrina, venceu o Bootcamp Royale, uma competição online criada pelo Sebrae/PR para incentivar o empreendedorismo e a inovação entre estudantes do ensino médio e técnico de escolas públicas e privadas no norte do Paraná. As atividades foram realizadas entre os dias 12 e 24 de setembro.

Guilherme Rodrigues Lopes é um dos integrantes da equipe, ao lado dos colegas Gabriel Henrique Moretão Campos e Miguel Junior da Silva. Ele conta que a ideia de negócio foi criada porque os três fizeram um curso na área e o bairro não possui esse serviço.

 “Durante a maratona, nós estudamos, buscamos inovações e ideias até conseguir criar a proposta”, conta. Além da prestação de serviços, o grupo propôs a instalação de lixeiras pelo bairro para recolher equipamentos eletrônicos quebrados para reciclar ou fazer o descarte adequado.

No Instituto União para a Vitória, que fica em um dos bairros mais carentes de Londrina, os meninos frequentam diversos cursos focados na empregabilidade, como empreendedorismo, digitação, português, culinária. Os três são alunos do ensino técnico. A educadora Regiane Galdino da Silva inscreveu a equipe no campeonato e confirma o comprometimento dos jovens em todas as etapas. Ela destaca que a premiação foi um grande incentivo.

 “Eles concorreram com alunos de escolas renomadas da cidade. Nos unimos para que fizessem o melhor e o prêmio foi um reconhecimento do trabalho do Instituto, mostra que estamos no caminho certo”, comemora.

A educadora, que ministra aulas no Curso de Empregabilidade e Mundo do Trabalho, diz que o projeto é voltado para adolescentes de 12 a 17 anos com o objetivo de prepará-los para o mercado e também desenvolver postura profissional, competências e o empreendedorismo.

 “Acreditamos que os nossos alunos devem ser os protagonistas de suas histórias e eles entraram no campeonato comprometidos com essa transformação”, conta. Também auxiliaram na maratona os professores Gabriela Ciotto e Douglas Batista.

A consultora do Sebrae/PR, Alesandra de Almeida, diz que o Bootcamp Royale buscou incentivar a criação de modelos de negócios baseados nos pilares da inovação, colaboração e sustentabilidade. Vinte e seis equipes se inscreveram e 95 estudantes participaram da maratona de conhecimento, que incluiu quatro oficinas, com treinamentos sobre empreendedorismo na prática, Canvas, Validação e Pitch, além de mentorias com especialistas. Houve um empate técnico e quatro equipes foram para a final.

Além do “Formatando o Futuro”, foram finalistas os projetos “Pink Brain”, da St. James' International School, de Londrina, que ficou com o segundo lugar; “Gente Fina 235”, do C.E.E.P Profa. Maria Lydia Cescato Bomtempo, de Assaí, em terceiro; e J3 Empreendimentos, formado por alunos do St. James' International School e Colégio Universitário, de Londrina, que ficaram com o quarto lugar. As propostas foram entregues em vídeo e analisadas por uma banca avaliadora. As melhores iniciativas tiveram os vídeos postados no Facebook do Sebrae/PR, onde ocorreu uma disputa por Likes. A equipe do projeto “Formatando o Futuro” venceu com mais de 1 mil curtidas na publicação.

“Tivemos feedbacks muito positivos. Conseguimos atingir o objetivo de levar o empreendedorismo como agente de transformação, opção de carreira e mudança de vida”, avalia Alesandra. As ideias de negócios desenvolvidas durante a maratona poderão ser acompanhadas pelo Sebrae/PR.

Para o presidente do APL de TI de Londrina e Região, Ronaldo Couza, que atuou como mentor da competição, o que chamou mais a atenção foi que os grupos desenvolveram projetos pensando na melhoria da própria comunidade. “Para nós foi uma experiência fantástica escutar esses jovens, a visão de mundo que eles têm”, afirma. Independente da escola em que estudam, Couza diz que os estudantes estão muito conectados e em um nível bastante avançado para propor soluções para o futuro.

Premiação

O primeiro lugar foi premiado com um curso de Programação em Games 2D na Happy Code de Londrina e 10 horas de consultorias com o Sebrae/PR. Os segundos colocados poderão escolher um curso oferecido pela Código Kid, os terceiros terão descontos no curso pré-vestibular do Colégio Sigma, e o quarto lugar receberá orientações do Sebrae/PR para o desenvolvimento das ideias de negócio.

O Bootcamp Royale foi realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Happy Code, Código Kid, Colégio Sigma e APL de TIC.

Amanda de Santa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.