Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Estudantes da rede estadual de ensino do Paraná foram destaque na VI Feira de Inovação das Ciências e Engenharias, em Foz do Iguaçu. Alunos de escolas estaduais desenvolveram 37 trabalhos, com finalistas nas sete categorias.

O Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) de Curitiba, no bairro Boqueirão, teve quatro projetos entre os finalistas, que reuniu pesquisas elaboradas por alunos das redes pública (estadual e federal) e particular do Brasil, Paraguai e Argentina.

O projeto de “Biofiltro de resíduo orgânico aplicado na dessalinização de água salobra”, elaborado pelas alunas do 3° ano do curso de Meio Ambiente, Rebecca Carvalho Mendes, 18 anos, e Francielle Fernandes Gonçalves de Barros, também de 18 anos, ficou em primeiro lugar na categoria de ciências biológicas.

“Esse projeto foi desenvolvido para democratizar o acesso à dessalinização da água a pessoas e países que não têm condições de pagar. Em algumas regiões do Brasil, e em muitos países, as pessoas precisam caminhar quilômetros para conseguir água, que quase sempre é salgada. A nossa pesquisa tem como objetivo solucionar esse problema”, explicou Rebecca.

O segundo lugar na mesma categoria ficou com as estudantes do 4° ano do curso de Meio Ambiente Ana Beatriz Mendes Dantas, 17 anos, Luana Valezi, 18 anos, e Vitória Luciana de Souza, 17 anos, pela pesquisa de “Fotobiorreator de Microalgas para o tratamento de emissões gasosas com materiais alternativos”.

TROCA DE CONHECIMENTO - O estudante Juliano Sousa Jonas, 18 anos, do 3° ano do curso de Edificação, foi finalista na categoria de Engenharia com o projeto “Bloco cerâmico com resíduos orgânicos vegetais”.

“O grande legado da participação na feira foi a oportunidade de passar uma semana conhecendo e trocando informações com estudantes do Brasil e de outros países. Lá percebemos a importância do investimento em pesquisas científicas inovadoras”, disse.

O quarto trabalho selecionado do Ceep foi a pesquisa feita pelos estudantes do curso técnico em Eletrônica, “Carregador portátil a energia solar”, finalista na categoria de Engenharia.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.