Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A instituição, que tem cerca de 5 mil alunos, está presente no município há quase 20 anos, quando ainda se chamava Faculdade Metropolitana Londrinense

Com 19 cursos de graduação presenciais e mais de 5 mil estudantes, a Faculdade Pitágoras de Londrina receberá da Câmara Municipal a Medalha Ouro Verde, concedida a instituições e empresas que tenham se distinguido por suas atividades e, como resultado, trazido benefícios para a comunidade londrinense. Prevista na lei 12.835/2019, de autoria do vereador Felipe Prochet (PSD), a honraria será entregue em solenidade agendada para esta sexta-feira (17), às 20 horas, na sala de sessões do Legislativo, com transmissão pelo site www.cml.pr.gov.br e pelo canal da Câmara no Youtube.

A história da Faculdade Pitágoras de Londrina começou no primeiro semestre de 2001, quando ainda se chamava Faculdade Metropolitana Londrinense. Naquele ano a instituição recebeu o credenciamento do Ministério da Educação (MEC) permitindo seu funcionamento e a autorização do órgão para ofertar os cursos de Administração, Comunicação Social – Jornalismo, Direito e Engenharia Elétrica, com 100 vagas em cada graduação. No final de 2007, a faculdade foi adquirida pela Kroton, maior grupo privado de ensino superior do País em receita e número de matrículas, conforme levantamento de 2017 da Consultoria Hoper Educação. Em 2009, o nome da Faculdade Metropolitana foi alterado para Faculdade Pitágoras de Londrina.

O último recredenciamento da Pitágoras no MEC foi publicado no início deste ano e a faculdade foi avaliada com Conceito Institucional (CI) 4 – o indicador varia de 1 a 5, em uma escala em que 5 é a nota máxima. “Atualmente oferecemos 19 cursos presenciais de graduação, além de cursos semipresenciais e 100% online. Também ofertamos pós-graduações. Temos 5,3 mil alunos, cerca de 5 mil deles nos cursos presenciais”, afirma a diretora-geral da Faculdade Pitágoras, Flávia Pelissari Pomin Frutos. Segundo ela, a instituição é referência regional nos cursos de Engenharia, ofertados em seis áreas: Ambiental, Civil, da Computação, de Produção, Mecânica e Elétrica.

Serviços à comunidade

Para Flávia, a homenagem à Pitágoras reflete o sério trabalho da faculdade na formação dos alunos e a atuação da instituição no atendimento às demandas da cidade, por meio da prestação de serviços à comunidade, de parcerias com organizações privadas, governamentais e não governamentais e de cursos de extensão. Só a Clínica de Psicologia da Pitágoras, segundo a diretora, realiza cerca de 500 atendimentos gratuitos por mês à população.

Já o Núcleo de Prática Jurídica foi premiado pelo Observatório de Gestão Pública de Londrina pelos serviços gratuitos que presta à comunidade carente, a partir de convênio com a Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-Ld), na regularização de inventários e documentos relacionados a questões habitacionais. “Os estudantes de Direito ajudam a regularizar a situação de famílias com dificuldades de acesso a seus imóveis. Há casos, por exemplo, em que morre algum familiar e isso acaba atrapalhando o processo na Cohab”, diz Flávia.

Na justificativa do projeto de lei, o vereador Felipe Prochet afirma que o Grupo Kroton, do qual a Pitágoras faz parte, é a maior e mais sólida organização de ensino privado do Brasil, com mais de 45 anos de história. Entre as marcas pertencentes ao grupo estão Unopar, Anhangera, Unic, Unime e Fama. Segundo o projeto de lei que prevê a entrega da Medalha Ouro Verde à Faculdade Pitágoras, o objetivo da instituição é oferecer educação superior com qualidade a um custo acessível para um grande número de alunos e melhorar a vida das pessoas por meio do ensino responsável, o que, segundo Prochet, justifica a honraria.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.