Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está batendo às portas e com ele a ansiedade, frequentemente a maior culpada da desorganização e dos deslizes no processo de aprendizagem.  Nesse último mês, porém, nada deve abalar o foco dos candidatos: é hora de consolidar todo o aprendizado adquirido por meio da otimização da rotina de estudos.
 
Mas como proceder? O aluno deve apelar para o yoga antes de realizar um simulado? Tomar um suco de maracujá para aliviar os nervos ao se deparar com uma questão complexa de estequiometria? Ou simplesmente jogar tudo para o alto e passar o resto do mês “de férias” dos simulados e estudos?
 
O Professor Paulo Moraes, autor do material do Sistema Anglo de Ensino e Diretor de Ensino do Anglo Vestibulares, destaca dez dicas para quem busca estar pronto nos dias de prova.
 
1.  Seja organizado. Esse é o momento perfeito para você começar a usar aquela agenda jogada no fundo do armário: monte um cronograma de revisão e liste suas prioridades.
 
2.  Nem só de estudos vive um ser humano. O Enem costuma ser um exame exaustivo, portanto é imprescindível que você tenha hábitos saudáveis: durma bem, coma alimentos nutritivos e pratique esportes. Nenhum estudo adiantará se você não aguentar o dia de prova.
 
3.  Conheça o perímetro. Cair de paraquedas não costuma ser uma boa tática, sendo assim, veja pelo menos duas edições anteriores do exame para se familiarizar com o formato e com os assuntos mais abordados.
 
4.  Revise com inteligência. Caso não tenha estudado determinado assunto, não está na hora de começar agora. Os assuntos que você tem amplo conhecimento, vale a pena dar uma olhada rápida. Priorize a revisão de temas que você não domina totalmente.
 
5.  Escreva sobre os assuntos mais frequentes. O Enem aborda alguns assuntos com regularidade. Treine fazer textos com temas de grande incidência, tais como: movimentos sociais, conflitos urbanos, redes sociais e tecnologia, entre outros.
 
6.  Treine a leitura das questões. Grande parte dos erros acontecem por falta de atenção ao ler as longas questões que já viraram marca do exame. Procure se acostumar com os enunciados e treinar sua leitura minuciosa. Com o tempo, você evitará os deslizes mais comuns.
 
7.  Leia artigos de opinião. Alcançar uma boa nota na redação não é fácil, pois dentre outras coisas exige uma boa argumentação. Observe artigos de opinião para perceber as várias visões que um mesmo assunto pode ter.
 
8.  Relembre os acontecimentos. Os temas mais veiculados no primeiro semestre pela imprensa costumam aparecer em questões e na própria redação do Enem. Não deixe de estudá-los.
 
9.  Deixe os resumos de lado. Escrever longos resumos consumirá tempo e não ajudará em nada. Substitua-os por simulados que, além de colocar em prática todo seu aprendizado, podem ser usados para treinar o seu tempo de resposta e seu tempo de redação. Ou seja, no fim você estará ganhando tempo!
 
10. Pense positivo. Não adianta ficar pensando na matéria que deixou de estudar. Acredite no seu potencial, lembre-se de tudo aquilo que você conseguiu estudar durante um ano. “Eu dei o melhor de mim!” deve ser seu novo mantra.

Imprensa/Mira Comunicação

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.