Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A professora Fátima Aparecida da Cruz Padoan e o professor Fabiano Gonçalves Costa foram reconduzidos aos cargos de reitora e vice-reitor para o segundo mandato à frente da Reitoria da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). A solenidade de posse, presidida pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Décio Sperandio, foi realizada no Conjunto Amadores de Teatro (CAT), em Jacarezinho, na sexta-feira, 20 de julho.

Durante o discurso, a reitora falou sobre sua trajetória pessoal e profissional, além de destacar os desafios superados e os obstáculos enfrentados ao longo dos primeiros quatro anos de trabalho, evidenciando as mudanças que deverão ser enfrentadas na gestão que se inicia.

“Hoje minha responsabilidade aumenta. Carrego a confiança de todos os meus companheiros e de toda a comunidade da UENP. Meu compromisso é continuar trabalhando com o mesmo empenho que tenho aplicado desde o início. Tudo o que vivemos nos possibilitou criar bases sólidas nos processos de trabalho, o que permite que a Universidade possa amadurecer ainda mais nos próximos anos”, acentuou.

“Como gestão, prezamos pela honestidade, pela transparência e trabalhamos com comprometimento com a nossa região. Dessa forma, temos alcançado conquistas proeminentes. Os desafios são tão grandes como há quatro anos, mas isso não nos impedirá de trabalhar para alcançar os sonhos da nossa comunidade de maneira coletiva e com o apoio de todos”, complementa a reitora.

O secretário da SETI, Décio Sperandio, ressaltou a importância da Universidade para a comunidade, falou do papel da academia e discursou sobre suas expectativas enquanto secretário e docente para a próxima gestão dos reitores empossados.

“A Fátima e o Fabiano têm feito um trabalho extremamente consistente, tanto é que não encontraram concorrência no último pleito, o que é o mais comum nas universidades. A comunidade confia na atuação de ambos e isso é importantíssimo para que eles tenham a força e o apoio necessário para implementar as mudanças tão relevantes para a Instituição”, destaca.

Para o secretário, a Universidade tem um papel acadêmico e um papel social. “Seu papel acadêmico está na formação de profissionais e pesquisadores. Já o seu papel social consiste na melhoria da vida da comunidade e no bem-estar da população através das ações que a Universidade desenvolve. É por isso que esperamos de Fátima e Fabiano uma gestão que seja eficiente para lidar com os recursos, mas que também seja acadêmica para investir no conhecimento. Que seja ainda uma gestão generosa, que se preocupa com as pessoas”, destaca Décio.

O vice-reitor empossado, professor Fabiano Gonçalves Costa, falou da trajetória acadêmica e pessoal, da parceria com a reitora Fátima, dos compromissos assumidos para a próxima gestão e da forma como a Reitoria enxerga a universidade pública.

“Gostaria de reafirmar meu compromisso com uma universidade pública, gratuita e comprometida com a formação inclusiva. A UENP assume forte papel em relação ao desenvolvimento social, quebrando barreiras. Essa jovem universidade assume posicionamentos de uma grande instituição de ensino superior, e é só através da educação que conseguimos consolidar os valores da democracia brasileira”, afirma.

“É com uma universidade consciente do seu papel que queremos construir o nosso mandato, reafirmando a cada ação o nosso compromisso com a verdade, com a valorização do ser humano, com a pesquisa, com a extensão e cultura, e com o ensino público de qualidade”, afirma.

Fátima e Fabiano foram eleitos com 95,05% dos votos na consulta à comunidade universitária, disputando como chapa única. O pleito foi realizado em 3 de maio nos três campi da UENP e na Reitoria.

Diversas autoridades marcaram presença na solenidade. Dentre elas, os prefeitos de Jacarezinho, Sérgio Emygdio de Faria, de Cornélio Procópio, Amin Hannouche, e o vice-prefeito de Bandeirantes, Luiz Carmelo Comegno, além do deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli e do diretor geral da SETI, Aroldo Messias de Melo Júnior.

Também marcaram presença reitores das universidades estaduais do estado. Professor Sérgio Carlos de Carvalho, reitor da UEL, professor Mauro Luciano Baesso, reitor da UEM, professor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, reitor da UEPG, e professor Aldo Nelson Bona, reitor da Unicentro. Compareceram também a ex-reitora da UEL, professora Berenice Quinzani Jordão e o ex-secretário da SETI, professor João Carlos Gomes.

O diretores dos campi de Jacarezinho, Fábio Antonio Néia Martini; Luiz Meneghel de Bandeirantes, Ederson Marcos Sgarbi, e de Cornélio Procópio, Sérgio Roberto Ferreira também participaram da solenidade, que teve ainda a presença de membros do Conselho Universitário (Consuni) da UENP, professores, agentes universitários e estudantes da Universidade. O segundo mandato de Fátima e Fabiano segue até 21 de julho de 2022.

APIESP

A cerimônia também marcou a posse da reitora da UENP, Fátima Padoan, como presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior (APIESP) para gestão de dois anos. A reitora atuou como vice-presidente no mandato anterior, trabalhando junto ao reitor da UEPG, professor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas, que transmitiu o cargo à nova presidente, recebendo homenagens.

Fátima agora preside a APIESP tendo como vice o reitor da UEL, professor Sérgio Carlos de Carvalho, e como tesoureiro, o reitor da UNESPAR, professor Antônio Carlos Aleixo até 2020.

Tiago Angelo/Asimp/UENP

#JornalUnião

Reitora Fátima Padoan durante discurso realizado na posse

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.