Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de 12 mil estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Paraná e São Paulo estiveram nesta quarta-feira (28) no Campus Universitário. Eles foram recebidos durante a realização da 6ª edição da Feira das Profissões: Conhecendo a UEL. Ao todo foram agendadas 170 escolas. A ideia da Feira é apresentar aos jovens as 54 opções de cursos de graduação da Universidade, auxiliando os visitantes na escolha da futura profissão.

O formato da Feira das Profissões foi o mesmo realizado no ano anterior, com descentralização do evento, e roteiros de visitas distintos. No Ginásio João Santana, no Centro de Esporte e Educação Física (CEFE), estiveram os cursos do próprio Centro e os cursos do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Em visita pela primeira vez à UEL, o aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Lucia Barros Lisboa, Rafael Henrique dos Santos, conheceu de perto os stands de Enfermagem e Odontologia. "Ainda estou bem em dúvida", afirmou.

Ana Flavia Monteiro, do 3º ano do SESI, que inclusive esteve no stand do curso de Educação Física, conta que mesmo com a visita ainda está em dúvida entre os cursos de Medicina e Fisioterapia. "Meu sonho sempre foi Medicina. Mas eu sei que é difícil", reconheceu a jovem. No Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), a aluna Julia Galego, do 2º ano do SESI, era a única da sua sala a vir participar da Feira junto com a turma do 3º ano. Ela esteve no stand do curso de Design de Moda. A jovem conheceu outros, mas afirmou com convicção: "Quero Medicina".

Para o professor de Sociologia, Marcelo Rosa, da Escola Olímpia de Moraes Tormenta, o evento é vital para os jovens. "Cada aluno tem um sonho, independente de qual curso seja. Aqui é uma oportunidade para conhecer a UEL e os cursos ofertados", disse.

Por outro lado, as estudantes do 1º ano do curso de Biblioteconomia, do CECA, Bianca Boletti, Larissa Moraes Martins e Ana Luisa Peres, apresentavam o curso aos visitantes. Elas contam que a Feira é uma oportunidade para divulgar as atividades e conteúdos do curso. "O profissional de Biblioteconomia não atua somente na biblioteca. É possível trabalhar em qualquer setor que necessite de gestão de informação", explicou a professora.

Ainda no CECA, na Sala 622, a professora Renata Curty, vice-coordenadora do curso de Biblioteconomia, apresentava mais informações aos visitantes. Para ela, o formato atual da feira permite que os cursos de menor procura também sejam vistos. "Gostei mais desse modelo, pois facilita a circulação dos alunos. A receptividade dos visitantes é grande. O fato é que sete ingressantes do curso vieram por causa da Feira do ano anterior", explicou a professora.

Estrutura - Na avaliação da reitora da UEL, Berenice Quinzani Jordão, a Feira fica cada vez maior a cada ano, inclusive no número de visitantes. "Mesmo com o momento de incerteza pelo qual a Universidade passa, agora é hora de mostrar a essência da Instituição, e incentivar o desejo dos jovens de serem futuros alunos da nossa Universidade", apontou a reitora.

Conforme ressaltou a Pró-reitora de Graduação da UEL, professora Sueli Rufini, este ano os cursos estavam fortemente representados junto aos Centros de Estudos. Por isso, segundo ela, além de conhecerem os cursos, os visitam puderam obter informações sobre órgãos de apoio, acesso e permanência na Universidade, e os prazos para inscrição e dias de aplicação das provas do Vestibular 2018, que foi divulgado junto aos estudantes pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS). Tais informações e atividades foram expostas em estrutura montada nas proximidades da Biblioteca Central (BC), no centro do Calçadão.

"É o momento de maior abertura da universidade, no qual os alunos conhecem a estrutura dos cursos e também toda extensão do Campus Universitário", aponta a pró-reitora. Segundo a diretora do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA), professora Zilda Aparecida Freitas de Andrade, e coordenadora do programa de formação complementar "Evento como estratégia para solidificação do curso e do profissional de Relações Públicas", durante a Feira os jovens tiveram à disposição estrutura que contou com banheiros químicos e cantinas preparadas para fornecer alimentação.

Os números da Feira mostram a grandeza do evento. Foram escalados 220 monitores volantes (estudantes de graduação). Eles permaneciam em pontos estratégicos do Calçadão, com o objetivo de orientar os visitantes. A organização também contou com o auxílio logístico da Prefeitura do Campus Universitário (PCU). 

Organização - A comissão organizadora da 6ª Feira das Profissões é composta por integrantes de projetos e programas da Universidade. São eles: Programa de Educação Tutorial (PET), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Programa de Apoio ao Acesso e Permanência para a Formação do Estudante da UEL (PROPE) e Grupo de Estudos de Práticas em Ensino (GEPE).

Também participam a Coordenadoria de Comunicação (COM), Pró-reitoria de Graduação (PROGRAD), Pró-reitoria de Extensão (PROEX), Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), Serviço de Bem Estar à Comunidade (SEBEC), Prefeitura do Campus Universitário (PCU) e Núcleo de Acessibilidade (NAC). Ainda foram constituídas comissões nos Centros de Estudos e Colegiados de Graduação, compostas por servidores e alunos no sentido auxiliar no planejamento e logística da Feira das Profissões. 

Agência UEL

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.