Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O senador Flávio Arns (Rede/PR) apresentou Projeto de Lei para estabelecer, como regra geral, a obrigatoriedade de publicação dos trabalhos acadêmicos de conclusão de curso. O parlamentar acredita que essa proposta vai incentivar o empenho dos alunos na produção acadêmica, promover maior engajamento dos orientadores durante a realização dos trabalhos e, por conseguinte, elevar o padrão de qualidade da educação superior.

“Além disso, esse projeto busca prevenir práticas abusivas e fraudulentas, tais como plágio e compra de monografias, que representam graves prejuízos ao processo educacional, ao mesmo tempo em que objetiva promover a democratização e a disseminação de conhecimentos produzidos no meio acadêmico em prol da sociedade”, explica Arns.

A transparência é outro fator preponderante no projeto do parlamentar, visto que ele vai viabilizar à população meios de controle social e de avaliação externa das instituições de ensino superior.

Segundo o projeto proposto por Flávio Arns, as instituições de ensino superior definirão os termos e condições da divulgação, tendo por base as experiências por elas acumuladas e os respectivos regimentos, para que decidam quanto à forma e meios a serem utilizados na publicação dos trabalhos de seus alunos.

Vale ressaltar que a proposição resguarda os casos excepcionais de projetos de pesquisa de caráter sigiloso amparado em lei, tais como aqueles que envolvam informações de interesse industrial ou comercial ou temas sensíveis à segurança do Estado e da sociedade.

Greicy Pessoa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.