Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Governo Federal editou na última quarta-feira (1º) a Medida Provisória  934/2020, que altera o calendário escolar em função da pandemia causada pelo novo coronavírus. A medida flexibiliza o cumprimento dos 200 dias letivos, mas mantém as 800 horas/aulas obrigatórias por ano. A Medida Provisória estabelece que caberá aos sistemas de ensino editarem normas para regulamentar o novo calendário escolar. 

Para o senador Flávio Arns (Rede-PR), vice-presidente da Comissão de Educação do Senado, o momento exige o estabelecimento de normas excepcionais, porém elas precisam contar com o envolvimento da comunidade escolar. Por isso, o parlamentar apresentou emenda à MPV para garantir a participação de toda a comunidade educacional na tomada de decisão.

“É muito importante que as comunidades locais, com o apoio das secretarias municipais e estaduais de educação, participem da busca de soluções para o enfrentamento do problema, pois verdadeiramente conhecem a realidade e necessidades das escolas”, justificou.

Para o senador, a decisão sobre qual alternativa seguir deve contar com o obrigatório envolvimento das associações de pais, mestres e funcionários, do conselho escolar, da direção da escola e dos grêmios estudantis, que são, segundo ele, “os verdadeiros donos das escolas”.

O senador se preocupou, ainda, em garantir que sejam consideradas as especificidades de alunos das escolas do campo, indígenas, quilombolas, de comunidades tradicionais e com deficiência, além dos estudantes que não usufruem de recursos de tecnologia. “Queremos deixar muito claro que a realidade de cada comunidade seja levada em consideração”, destacou.

Greicy Pessoa/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.