Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em setembro, Foz do Iguaçu recebe a 7ª edição do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – ciKi 2017, que busca promover o desenvolvimento conceitual, metodológico e estimular a prática de gestão do conhecimento, de capital intelectual e de gestão da inovação.

O evento acontece nos dias 11 e 12, reunindo representantes de instituições públicas, privadas, acadêmicas e do terceiro setor, em discussões, palestras, troca de experiências, apresentação de novas tendências e estudos na área. O evento é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O congresso é consequência dos trabalhos que o programa já desenvolvia em workshops internos. O congresso, por ser um evento científico de amplitude nacional e internacional, permitiu expandir as discussões e estreitar relações com instituições de todo o mundo que atuam com engenharia e gestão do conhecimento, formando uma rede que possibilita o desenvolvimento de projetos conjuntos”, explica o Professor Doutor Paulo Selig, da UFSC, coordenador geral do ciKi 2017. “Hoje, o congresso está consolidado nacionalmente e já é reconhecido em toda a América - especialmente na América Latina - como um dos principais eventos na área”, pontua Selig.

A premissa de que o conhecimento é matéria-prima para fomento dos processos de inovação embasa a temática dos trabalhos. “Para que aconteça inovação, precisamos antes gerar conhecimento, que podem vir no âmbito de uma pessoa, um grupo, uma empresa e da sociedade”, considera.

O congresso é anual, realizado alternadamente no Brasil e no exterior. A última edição, em 2016, aconteceu Bogotá, capital da Colômbia, com a presença de 18 países. O evento também já foi realizado em Madri – Espanha; em Loja – Equador; e em 2018 deve ser em Guadalajara – México.

O tema desta edição “Conhecimento e Inovação: energia para o desenvolvimento”, tem total sinergia com o local onde será realizado, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O Parque está situado no espaço geográfico da Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior geradora de energia elétrica do mundo – energia limpa e renovável. O PTI tem como missão promover o desenvolvimento territorial sustentável e para isso mantém diversos projetos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, estimulando a geração de conhecimentos e competências.

O PTI disponibilizará toda a infraestrutura necessária para o evento, além de auxiliar no planejamento e organização. “Para cada edição do ciKi, buscamos pares que tenham histórico em processos de inovação, como é que o caso do PTI, que já é um marco por toda a sua atuação em prol do desenvolvimento regional, para a melhoria da qualidade de vida, e adensamento da inovação”, avalia o professor. “Outro fator positivo do PTI é a sua localização, que pode proporcionar parcerias tripartites para a realização de trabalhos conjuntos entre Brasil, Paraguai e Argentina”, diz.

A edição 2017 conta ainda com o apoio do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (TecnoPuc), da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), da Organização Universitária Interamericana (OUI) e Unicesumar.

Programação

A programação contempla palestras, apresentações de artigos e pôsteres; sessões de networking temático, visita técnica e quatro mesas redondas, com os temas Avaliação de Intangíveis; Cidades Inteligentes & Territórios Inteligentes; Inovação Social; Inovação e educação – sinergia para o futuro.

A programação definitiva ainda não foi divulgada, mas já estão confirmados alguns conferencistas, entre eles o italiano Sandro Battisti, PhD em Gestão da Inovação, profissional com mais de 18 anos de experiência em gestão da inovação, transferência de tecnologia e desenvolvimento de negócios.

Para mais informações, acesse o site do evento, disponível nos idiomas português, inglês e espanhol: http://congresociki.org/

Chamada de trabalhos

Segue até o dia 04 de junho o prazo para submissão de trabalhos no ciKi 2017. O congresso está recebendo trabalhos em três categorias: artigo completo (12 a 15 páginas); artigo curto (4 a 6 páginas); e relato técnico (case, de 7 a 10 páginas). Os trabalhos podem ser apresentados em português, espanhol ou inglês. As temáticas, as normas para formatação e a página para submissão dos trabalhos estão disponíveis em: http://congresociki.org/

Asimp/Fundação Parque Tecnológico Itaipu

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.