Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ferramenta audiovisual objetiva complementar metodologia de ensino não presencial disponibilizada aos estudantes durante período de suspensão das aulas por conta da pandemia de Covid-19

A partir da próxima segunda-feira (15), os alunos da Rede Municipal de Ensino contarão com mais uma ferramenta de estudos. Videoaulas estão sendo gravadas por professores e educadores para complementar a metodologia de ensino não presencial que está sendo disponibilizada aos estudantes por conta da suspensão temporária das atividades escolares em função da pandemia do novo coronavírus.

Recentemente, a Secretaria Municipal de Educação passou a distribuir kits para atividades remotas.  A intenção agora é complementar o material e criar mais um mecanismo de aprendizado para os alunos. Os professores e educadores produzirão videoaulas de acordo com a grade curricular do ano de 2020. Os estudantes receberão um cronograma, o qual contemplará o programa de aula diário, com a identificação das videoaulas a serem assistidas e as respectivas atividades a serem realizadas, as quais, posteriormente, deverão ser devolvidas para correção.

As videoaulas serão disponibilizadas via internet, na página oficial da Secretaria Municipal de Educação - https://www.ibipora.pr.gov.br/educacao. O conteúdo gravado está sendo extraído do canal do YouTube da Secretaria Estadual de Educação e de outras fontes, de acordo com a grade curricular.

Os professores das turmas da Educação de Jovens e Adultos – EJA, da Sala Idade Série – SIS, da Educação Especial, e os professores que possuem alunos inclusos selecionarão as videoaulas de acordo com o nível de cada um dos alunos e prepararão as atividades complementares respeitando a individualidade de cada um.

Uma novidade é que a página contará com um espaço chamado "Literatura em Mãos", destinado aos alunos surdos. Eles poderão acessar as histórias e os contos literários totalmente em Libras, gravados por professores e instrutores de Libras do CAESMI - Centro Especializado de Apoio à Surdez de Ibiporã, o qual é mantido pelo município.

Os demais alunos também terão um espaço denominado “Cultura em Casa”, destinado à contação de histórias, também gravadas por profissionais da Rede Municipal. As histórias ficarão disponíveis na página oficial das videoaulas e no Canal do YouTube da Secretaria Municipal de Educação.

Cronograma de devolução das atividades

A SME solicita a atenção dos pais ou responsáveis para a data de devolução das atividades referentes à segunda remessa, que ocorrerá entre os dias 15 e 17 de junho. A retirada de novas atividades ocorrerá nas mesmas datas de devolução.

Para que ocorra tudo em segurança, a SME pede para que todos respeitem o cronograma (dias, horários e ano de matrícula do filho). Compareça às instituições de ensino usando máscara. Respeite a distância de dois metros entre as pessoas na fila. Além disso, apenas uma pessoa da família deve fazer a devolução e retirada das atividades para evitar a aglomeração. Quem estiver com sintomas da Covid-19 deve pedir para que outro responsável faça a devolução e retirada das atividades.

As atividades remotas são uma alternativa para minimizar o impacto causado pelo novo coronavírus no ensino dos alunos da Rede Municipal. Os conteúdos aplicados nos materiais têm como objetivo principal manter o vínculo do aluno com o conteúdo científico formal trabalhado em sala de aula. As atividades valem nota e garantem o fechamento do trimestre sem o prejuízo do ano letivo.

Suporte aos pais ou responsáveis

Caso seja necessário, as instituições de ensino disponibilizarão atendimento pré-agendado aos pais ou por meio do aplicativo de transmissão de mensagens instantâneas WhatsApp Business, que se dará de segunda a sexta-feira, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h, e presencial por meio de agendamento prévio, de segunda, quarta e sexta-feira, de acordo com o atendimento das instituições. Cada localidade será responsável por divulgar o número telefônico cadastrado no aplicativo WhatsApp Business aos pais de sua comunidade.

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.