Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A maioria dos docentes, aprovados em concurso público, atuará em Educação Infantil, Ensino Fundamental, e nas disciplinas de Arte, Educação Física e Inglês

O ano letivo 2020 na Rede Municipal de Ensino iniciará com 30 novos profissionais da educação. Eles atuarão como docentes do Ensino Fundamental – anos iniciais, Educação Infantil e nas disciplinas de Arte, Educação Física e Inglês. Os candidatos foram convocados para repor o quadro de professores que se aposentaram ou pediram exoneração, e também prevendo o aumento no número de alunos e das vagas disponíveis na rede municipal de ensino devido à ampliação de escolas e Centros Municipais de Educação (CMEIs) e construção de novos estabelecimentos de ensino. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino conta com cerca de 530 professores e educadores infantis.

Vinte e seis deles se apresentaram na segunda-feira (27), no prédio da Prefeitura, para assinarem o termo de posse do cargo. Após, foram recepcionados pelo prefeito João Coloniezi e a secretária de Educação, Margareth Coloniezi, no Auditório dos Pioneiros, na Secretaria Municipal de Educação. “Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Educação, a Prefeitura fez este grande chamamento de professores, a maioria deles efetivos. Isso demonstra que o município tem trabalhado, cada vez mais, para oferecer educação de qualidade e melhores condições para que os professores possam desempenhar um trabalho de excelência”, ressaltou o prefeito. “Com estas novas convocações, a Educação estará com o quadro de pessoal bem equilibrado para o início do ano letivo de 2020”, disse a secretária de Educação.

Antes de começarem a lecionar, os novos professores participam juntamente com os demais servidores, da Semana Pedagógica, que iniciou ontem (28) e segue até 4 de fevereiro. O objetivo da formação continuada é atualizar os conhecimentos profissionais visando à melhoria das práticas pedagógicas. Uma das novidades a serem trabalhadas nesta primeira capacitação do ano será o planejamento anual pedagógico em trimestres, e não mais em bimestres como vinha sendo feito até agora. “O Município está implantando as novas diretrizes alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).  Os educadores colaborarão na construção deste currículo baseado nas orientações da BNCC, cujo objetivo é garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país”, explica a secretária.

Cronograma da Secretaria de Educação

Segundo o cronograma divulgado pela SME, de 1 a 6 de fevereiro será realizado o atendimento aos pais que necessitam de transferência escolar de alunos de outras redes (outros municípios/países ou escolas particulares). De 3 a 7, será a vez do atendimento  aos pais que necessitam de transferência de alunos já matriculados na rede municipal.

Caso o pedido de transferência seja deferido, a Secretaria de Educação comunicará à instituição que por sua vez entrará em contato com o responsável pelo aluno sobre a possibilidade da matrícula. Caso o pedido de transferência não seja deferido, a Secretaria de Educação comunicará o responsável informando o motivo do indeferimento.

Também a partir do dia 3 de fevereiro, as segundas e quartas-feiras acontecerão o atendimento ao público em geral e novos cadastros para a lista de espera nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). De 10 a 13 de fevereiro será divulgada no site da Prefeitura Municipal de Ibiporã a segunda chamada para a Educação Infantil.

Volta às aulas

O ano letivo 2020 começa em 5 de fevereiro para os cerca de 5.900 alunos da Rede Municipal de Ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Educação de Jovens e Adultos).

O calendário escolar do Ensino Fundamental contemplará 200 dias letivos. Já o Ensino Fundamental (modalidade EJA) terá 201 dias letivos. As aulas do primeiro semestre encerram-se dia 17 de julho.

NCPMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.