Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 20 crianças participam do “Desafio Kids”, o objetivo do projeto é promover qualidade de vida por meio da reeducação alimentar e da adoção de hábitos saudáveis para crianças de 7 a 12 anos

Preocupada com elevado número de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, a secretaria municipal de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), iniciou no final de maio o projeto "Desafio Kids", cujo objetivo é promover qualidade de vida por meio da reeducação alimentar e adoção de hábitos saudáveis para crianças de 7 a 12 anos com sobrepeso ou obesidade.

O projeto funciona nos mesmos moldes do "Desafio dos 100 Dias", realizado com adultos. Até o final de agosto cerca de 20 crianças serão assistidas gratuitamente por uma equipe multiprofissional formada por nutricionista, psicóloga, acupunturista e educador físico da rede pública municipal de saúde. Ao todo serão 19 encontros, envolvendo além das crianças, os seus pais ou responsáveis.

Durante o acompanhamento  a nutricionista do projeto, Ruth Yukiara Watanabe, ensinará aos pais estratégias para introduzir alimentos saudáveis na dieta dos filhos. Variar os ingredientes, fazer preparos diferentes, sugerir receitas saudáveis e substituir comidas industrializadas pelas preparações caseiras são algumas das orientações a serem repassadas pela profissional. "A nova dieta não pode ser restritiva nem radical. Partimos dos hábitos que as crianças já têm e diminuímos os excessos gradativamente, enquanto oferecemos alimentos mais saudáveis", afirma Ruth.

Para auxiliar com o processo, os participantes terão sessões de acupuntura, para auxiliar no controle da ansiedade e melhora do metabolismo; atividades físicas e conversas com a psicóloga, para auxiliar pais e filhos a entenderem o que desencadeia o processo de compulsão alimentar. "Dinâmica familiar, autoestima, autoconfiança, autoimagem, importância de estabelecer regras e limites e bullying serão alguns dos temas a serem tratados durante os encontros", cita a psicóloga.

Ana Gabrielly Augusto de Moraes, 7 anos, e Maria Clara Cividati, 8, estão no "Desafio Kids" pelos mesmos motivos - alteração nos triglicerídeos e um pouco de sobrepeso. "A Ana gosta muito de doce  e chips. Mas agora, com o projeto, está se policiando. Como foi ensinado aqui, já estamos substituindo o refrigerante pelos sucos naturais", revela a avó, Alaide Augusto da Luz.

A mãe de Maria Clara, Gleice Aparecida da Silva Cividati, confessa que os maus hábitos alimentares da filha são reflexos do que a família põe no prato. "Gostamos de massa, doces. O avô dela almoça e janta com uma paçoca ou um doce de leite ao lado do prato", comenta Gleice. A menina garante que já está aplicando as dicas repassadas pela nutricionista, como mastigar mais vezes os alimentos.

Redação/J.U com Informações PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.