Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Trabalhos com material reciclável de 582 alunos da Rede Municipal de Ensino poderão ser visitados nesta terça-feira (19), no Auditório dos Pioneiros

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza amanhã (19), das 9h30 às 17 horas, no Auditório dos Pioneiros (Centro Socioeducativo, Turístico e Cultural de Ibiporã - antiga Estação Ferroviária), a Exposição do "Prêmio Estudante Seara Rede Massa 2015". O tema desta sexta edição do prêmio - "Planeta, como você vai? Uma reflexão sobre o papel de cada um de nós para a preservação da natureza", objetiva levar os alunos a refletirem sobre o meio em que vivem e a desenvolverem ações efetivas de cooperar para sua melhoria e desenvolvimento.

Estarão expostos alguns dos trabalhos realizados pelos 582 alunos dos quintos anos, divididos em 194 equipes, de três estudantes cada uma, das 14 escolas da Rede Municipal de Ensino. Ao todo, 23 turmas estão participando, sob a coordenação de 39 professores de Artes e pedagogos. A temática foi desenvolvida através da confecção de objetos, tendo como matéria-prima os resíduos recicláveis e reaproveitáveis.

As equipes também prepararam poesias que falam sobre o tema e os professores textos explicativos sobre todas as etapas de desenvolvimento do projeto. Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada por profissionais ligados às áreas de Esporte, Meio Ambiente, Artes e Língua Portuguesa.

Como incentivo para participar do concurso, palestras interdisciplinares sobre a importância de destinar corretamente o lixo, fazer a reciclagem corretamente, poluição de rios e do lençol freático, foram realizadas pelo diretor de Limpeza Pública do SAMAE, Miguel Gardini, e a assessora de Artes e Projetos relacionados ao Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Educação, Isabel Aparecida Alves. "Mostramos também a participação do município em edições anteriores. O objetivo foi explorar a criatividade dos alunos e oferecer uma base antes de iniciar a elaboração dos objetos", explicou a pedagoga.

Além das palestras também foi apresentada a peça "Mãe Terra", pela Fundação Cultural de Ibiporã (FCI), com apoio da Seara, a qual foi levada a 60 escolas da região.

As equipes premiadas na etapa municipal ganham medalhas de Honra ao Mérito e uma viagem de conhecimento ao Sítio do Carroção, em Tatuí (SP). Já as vencedoras a nível estadual ganham notebook e tablet. O professor e a escola recebem premiações em dinheiro. Os prêmios para as escolas terão que ser investidos na implantação de projetos pedagógicos que estimulem a consciência ambiental, sendo que a liberação dos recursos está condicionada à apresentação de um plano de aplicação do recurso.

Em 2014, o Prêmio chegou a sua quinta edição, quarta como evento anual e contou com a participação de 132 escolas, 4641 alunos e 235 professores de 13 municípios.  Ibiporã conquistou o primeiro lugar na última edição, com as alunas da equipe "Meninas Nota 10", da Escola Rotary Club, que desenvolveram um caiaque de isopor, garrafas pet e toners vazios de impressora. O município participa do Prêmio Seara desde a primeira edição, tendo, inclusive, vencido edições anteriores.

 O prêmio foi instituído em 1993 pela Seara Indústria e Comércio de Produtos Agropecuários, sediada em Sertanópolis, e que possui uma grande unidade de recebimento de grãos e fábrica de moagem de milho em Ibiporã.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.