Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria de Estado da Educação informa que as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (08) e vão até 19 de maio, exclusivamente pela internet, na página enem.inep.gov.br/participante. O interessado deve informar seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do documento de identidade, além de um endereço de e-mail para receber avisos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo exame. 

A taxa de inscrição do Enem foi reajustada de R$ 68 para R$ 82, mas estão isentos do pagamento todos os alunos da rede estadual paranaense que concluem o ensino médio este ano, matriculados em qualquer modalidade. Cerca de 90 mil alunos serão contemplados por esta isenção. 

CONTEÚDO - O exame será aplicado nos dois primeiros domingos de novembro, ao contrário de anos anteriores, quando era realizado em apenas um fim de semana. 

No primeiro dia os participantes terão provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e a redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. 

No segundo domingo serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Cada prova possui 45 questões de múltipla escolha. 

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio é utilizado por programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A partir deste ano, o Enem não pode mais ser utilizado para certificação do ensino médio, para participantes que ainda não haviam concluído essa etapa de sua educação. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.