Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

PNE define até 24 de junho para que os governos estaduais e municipais sancionem seus programas

O ministro a Educação, Renato Janine Ribeiro, alerta para os prazos que os estados e as prefeituras têm para apresentar seus planos estaduais e municipais de educação para os próximos dez anos. “O Plano Nacional de Educação estabeleceu prazo para que até 24 de junho os governos estaduais e municipais sancionem seus planos de educação. Apenas três estados - Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e 71 municípios  - sancionaram seus planos até aqui”, explicou ele, reconhecendo, porém, que os processos nos demais estados já estão adiantados.

O aviso de Janine aconteceu durante o lançamento da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional (FPE) para o próximo quadriênio, que ocorreu dia 16 passado. O colegiado, que começa reunindo cinco senadores e 247 deputados, tem por função fiscalizar os programas e a política governamental, contribui para aperfeiçoar a legislação pertinente à educação e promove eventos que ajudam a enriquecer o tema.

O encontro reuniu um amplo espectro de autoridades e correntes políticas que atuam no setor. O ministro, que foi pela primeira vez à Câmara dos Deputados, trouxe parte do segundo escalão do MEC para o evento, e aproveitou para pedir aos parlamentares que acompanhassem a implantação dos referidos planos estaduais e municipais (http://pne.mec.gov.br/alinhando-os-planos-de-educacao/situacao-dos-planos-de-educacao).

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Alex Canziani (PTB-PR), reeleito na ocasião, saudou a nomeação do novo ministro como uma indicação clara da disposição de o governo priorizar a educação, e ofereceu a Janine o apoio dos mais de 250 parlamentares que compõem a frente na defesa de mais recursos para a educação. "Esperamos que o Ministério da Educação seja preservado do corte orçamentário que deverá ser anunciado brevemente", acrescentou Canziani. Satisfeito com o prestígio à audiência, o ministro avisou que essa seria a primeira de muitas vezes que recorreria ao Congresso para lutar pela educação.

Criação do ‘Insaes’

Janine Ribeiro pediu apoio aos parlamentares para aprovação do projeto que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes). Segundo o ministro, a nova autarquia, que assume funções antes atribuídas ao Inep, vai aprimorar e tornar o sistema de avaliação mais eficiente.

O evento na Câmara contou com a presença de 35 deputados, sendo dois presidentes de comissão - Educação, Saraiva Felipe (PMDB-MG); e Seguridade, Antonio Brito (PTB-BA);  além do ouvidor da Câmara, Nelson Marquezelli (PTB-SP); do líder do PTB, Jovair Arantes;  da ex-ministra Maria do Rosário (PT-RS) e do Quarto-Secretário da Mesa, Alex Canziani, que é o presidente da Frente. Também marcaram presença os senadores Fátima Bezerra (PT-RN), vice-presidente da Comissão de Educação do Senado, e Cristovam Buarque (PDT-DF).

Mec presente

O relançamento da frente contou com o pessoal do Ministério da Educação: o secretário Executivo, Luiz Cláudio Costa; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães; o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan; e a secretária de Regulação do Ensino Superior (Seres), Marta Abramo, além do próprio ministro. Também prestigiou o lançamento da Frente Parlamentar da Educação o diretor da Confederação Nacional do Comércio, Roberto Veloso.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.