Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente Alex Canziani saudou a indicação do novo ministro e ofereceu o apoio político de mais de 250 parlamentares que compõem a Frente

O ministro a Educação, Renato Janine Ribeiro, trouxe parte do segundo escalão do MEC para o lançamento da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional na última quinta-feira, dia 16. O encontro reuniu autoridades e correntes políticas que atuam no setor, demonstrando a grande importância que o parlamento confere ao tema.

O presidente da Frente Parlamentar, deputado Alex Canziani (PTB-PR), saudou a nomeação do novo ministro como uma indicação clara da disposição de o governo priorizar a educação, e ofereceu a Janine o apoio dos mais de 250 parlamentares que compõem a frente na defesa de mais recursos para a educação. "Esperamos que o Ministério da Educação seja preservado do corte orçamentário que deverá ser anunciado brevemente", acrescentou Canziani.

Planos estaduais e municipais

Satisfeito com o prestígio a audiência, o ministro avisou que essa seria a primeira de muitas vezes que recorreria ao Congresso para lutar pela educação. Janine Ribeiro aproveitou para pedir aos parlamentares que acompanhassem a implantação dos planos estaduais e municipais de educação (http://pne.mec.gov.br/alinhando-os-planos-de-educacao/situacao-dos-planos-de-educacao).

“O Plano Nacional de Educação estabeleceu prazo para que até 24 de junho os governos estaduais e municipais sancionem seus planos de educação. Apenas três estados - Maranhão, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, e 71 municípios sancionaram seus planos até aqui”, explicou ele, reconhecendo que os processos nos demais estados estão adiantados.

O ministro pediu apoio aos parlamentares também para aprovação do projeto que cria o Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação da Educação Superior (Insaes). Segundo o ministro, a nova autarquia, que assume funções antes atribuídas ao Inep, vai aprimorar e tornar o sistema de avaliação mais eficiente.

Representatividade

O encontro na Câmara contou com a presença de 35 deputados, sendo dois presidentes de comissão - Educação, Saraiva Felipe (PMDB-MG); e Seguridade, Antonio Brito (PTB-BA);  além do ouvidor da Câmara, Nelson Marquezelli (PTB-SP); do líder do PTB, Jovair Arantes;  da ex-ministra Maria do Rosário (PT-RS) e do Quarto-Secretário da Mesa, Alex Canziani (PTB-PR), que é o presidente da Frente. Também marcaram presença os senadores Fátima Bezerra (PT-RN), vice-presidente da Comissão de Educação do Senado, e Cristovam Buarque (PDT-DF).

O ministro da Educação trouxe parte dos seus auxiliares para o lançamento da Frente: o secretário Executivo, Luiz Cláudio Costa, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Idilvan e a secretária de Regulação do Ensino Superior (Seres), Marta Abramo. Também prestigiou o lançamento da Frente Parlamentar da Educação o diretor da Confederação Nacional do Comércio, Roberto Veloso.

Giórgia Gschwendtner/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.