Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Presidenta da República recebeu, na quarta-feira (2), alunos do Pronatec premiados na WorldSkills 2015, maior competição do ensino técnico do mundo

“Fico feliz pois não estou só representando meu país, mas estou sendo um bom exemplo para meus irmãos”, afirma Thiago Costa, de 19 anos. Morador de Bauru, no interior paulista, ele conquistou a medalha de ouro na modalidade de aplicação de revestimento cerâmico na WorldSkills 2015, maior competição do mundo de profissões técnicas. “Meu irmão [de 6 anos] me diz ‘Quero ser igual a você. Quero ganhar medalha de ouro, quero ser campeão’.”

Tiago Costa: "estou sendo um bom exemplo para meus irmãos”

Nascido em família pobre, o jovem teve apoio de iniciativas do governo federal para alcançar este objetivo. Primeiro, foi o Bolsa Família. “Às vezes eu precisava de um lápis, um caderno. E minha comprava com o dinheiro que ela recebia do programa.”

Concluído o Ensino Médio, Thiago se inscreveu para fazer o curso de Técnico em Edificações por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). “O Pronatec me ajudou a chegar onde estou. O conhecimento é algo que ninguém vai tirar de mim”, destaca. Ele defende que os jovens tenham mais acesso ao ensino profissionalizante. “Todo mundo tem que ter uma oportunidade. Como eu consegui, muito outros jovens também podem.”

O curso durou três anos e meio. “Todo o tempo que você dedica, você tem um retorno. É muito gratificante”, explica. Alé m da condecoração que ele carrega orgulhoso no peito, como prêmio pelo feito, Thiago ganhou uma bolsa de estudos completa para cursar uma universidade. “Quero fazer engenharia civil e depois abrir uma construtora para mim.”

Ministra Tereza Campello celebrou com Weverton e Thiago o prêmio que eles conquistaram

Reconhecimento

Na quarta-feira (2), Thiago, o outro beneficiário do Bolsa Família, Weverton Silva, e outros 54 competidores da equipe brasileira foram recebidos pela presidenta da República, Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto. “O Thiago honra todos os jovens brasileiros. Ele representa um Brasil que dá certo. A família dele é beneficiária do Bolsa Família e essa renda foi importante para que ele continuasse estudando. É para isso que o Bolsa Família serve”, ressalta a presidenta.

Segundo Dilma Rousseff, o ensino técnico e profissionalizante é uma das maiores alavancas para o crescimento do país. “Estamos construindo hoje o futuro do Brasil. Ao ganhar esse título, v ocês mostram, para o país, a força e a capacidade da juventude.”

Dilma Rousseff: "ao ganhar esse título, vocês mostram, para o país, a força e a capacidade da juventude” 

Dos integrantes da equipe brasileira, 84% foram capacitados por meio do Pronatec. “Isso mostra que estamos no caminho certo. Precisamos do ensino técnico para aumentar a produtividade e para crescer cada vez mais. Nenhum país do mundo se tornou uma grande economia sem a capacitação técnica dos seus jovens.”

A equipe brasileira atingiu uma marca histórica na competição internacional, com a conquista de 27 medalhas. Foram 11 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze, além de 18 certificados de excelência. Na pontuação geral, o time brasileiro ficou em primeiro lugar, deixando para trás países como Coréia do Sul, em segundo, e Taipé Chinesa, em terceiro.

Asimp/MDS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.