Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obra do professor Leandro Todesqui Tavares, do Departamento de Psicologia e Psicanálise da UEL, concorre, também, ao Prêmio Jabuti 2021. Na premiação da ABEU, sua obra está nos quesitos Projeto Gráfico Editorial e Conteúdo Científico. No Prêmio Jabuti concorre nas categorias Ciências Humanas e Livro do Ano.

A obra Psicanálise e Musicalidades: sublimação, invocações, laço social (Editora Unifesp, 2020) foi indicada ao 7º Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) 2021. O livro também concorre ao Prêmio Jabuti 2021.

Ele é de autoria do professor Leandro Todesqui Tavares, do Departamento de Psicologia e Psicanálise do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Na premiação da ABEU, o livro concorre nos quesitos Projeto Gráfico Editorial e Conteúdo Científico. Já no Jabuti, nas categorias Ciências Humanas e Livro do Ano.

Segundo Tavares, a obra, fruto de sua tese de Doutorado de mesmo título, defendida em 2014, trata da criatividade e o objeto sonoro, que têm uma relação muito profunda com a percepção humana. “A estética sonora é uma linguagem universal, então parto do referencial da psicanálise, um entre muitos referenciais, para compreender e analisar”, afirmou.

 “O livro, composto por cinco capítulos, abraça duas vertentes. Primeiro, o da criatividade pensada pelo eixo musical e, depois, o estudo do objeto sonoro. O estudo da criatividade, em linhas gerais, das relações com a musicalidade e o inconsciente, essa dimensão mais profunda da existência humana e do psiquismo”, completou o professor.

Tavares disse estar surpreso com a indicação para ambos os prêmios – no caso do Jabuti, a obra foi inscrita. “Tanto eu quanto a Editora Unifesp recebemos com bastante satisfação as indicações. Na verdade, não entrei nessas duas para vencer. Eu gosto de publicar livros, acho que é importante essa inserção na sociedade. A academia nos cobra publicações, artigos, mas eu coloco meu maior empenho na publicação de livros e capítulos de livros”, disse.

A ABEU divulgará o nome dos vencedores em todas as categorias no dia 23 de novembro, às 19 horas, no canal do YouTube. A divulgação da lista dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti será no dia 9 de novembro. Posteriormente, será divulgada a lista dos 5 finalistas, 15 dias depois.

O Prêmio ABEU disponibiliza um troféu para os vencedores em cada uma das categorias. Já o Prêmio Jabuti oferece R$ 5.000,00 para o vencedor em cada categoria e R$ 100.000,00 para o vencedor do Livro do Ano.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.