Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em 2019, a aposentada Maria Helena de Oliveira Morais lançou a revista do projeto cultural Memória da mulher negra londrinense em que realizou uma pesquisa sobre 40 mulheres negras de Londrina que foram importantes para o desenvolvimento social, cultural e comunitário nas 4 regiões da cidade e nos distritos através de perfil biográfico mesclado à memória do bairro e região e da própria cidade.

A proposta foi contribuir com a memória da cidade por meio do resgate das histórias de mulheres simples, trabalhadoras, artistas amadoras e que estiveram fora do foco da história e da mídia ao longo do desenvolvimento de Londrina.

Nas próximas semanas, ela lança o livro autobiográfico Minha vida, meu bairro, minha cidade com sua trajetória de vida, desde a infância em Ourinhos (SP) passando pela urbanização da zona norte de Londrina e suas conquistas como mulher, mãe e artista.

A proposta patrocinada na modalidade de bolsa pelo PROMIC além de ser cultural, passa pelos contextos social, educativo e de defesa da memória da mulher em Londrina e também contribui com a aplicação da Lei Federal 10.639/03, cultura de matriz africana além de registrar o movimento e a importância da luta da mulher negra em Londrina, nos últimos 40 anos. A diagramação do livro é de Marcelo Paes e revisão dos jornalistas Marcelo Souto e Aldo Moraes. O livro tem prefácio da professora Divanir Cirino e do poeta e ator Ronilson Moura.

Maria Helena de Oliveira, 76 anos é a proponente do projeto.

Canal no youtube com vídeos: https://www.youtube.com/channel/UCGcClDV265C3QaVUGd6gokA

Contatos: aquitemlivro@bol.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.