Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o III Festival da Matemática, conteúdos como plano cartesiano e medidas de áreas estão sendo ensinados de forma lúdica e atrativa

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, a partir desta sexta-feira (20), a etapa regional do III Festival da Matemática. Os 288 alunos, classificados na fase escolar, estão divididos em grupos formados por quatro estudantes, que agora irão representar suas escolas nas disputas regionais. A primeira região a disputar a última etapa do Festival da Matemática será a norte. As equipes de cada unidade escolar vão se reunir nesta sexta-feira (20), às 9 horas, no salão da Paróquia Santa Cruz. O endereço é Rua Wilson Gonçalves Brandão, 535, no Conjunto Luiz de Sá.

No total, 72 escolas municipais de Londrina participam do III Festival da Matemática, cujo objetivo principal é incentivar o estudo da matemática entre os alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental. Segundo a profissional de Apoio Pedagógico de Matemática da SME, Eliane Sborgi Lovo, a iniciativa permite que os conteúdos da disciplina sejam trabalhados de forma diferenciada, ensinando a resolução de problemas por meio de jogos. “Nessa edição do festival, escolhemos o jogo Batalha Naval, que abrange muitos dos objetivos de aprendizagem que fazem parte do currículo escolar. Por exemplo, a localização e movimento de objetos no plano cartesiano, medida de área e de valor, e as noções de probabilidade”, elencou.

Além de desmistificar a matemática entre os estudantes, o festival integra as unidades escolares em atividades que envolvam o processo de ensino e de aprendizagem. Também busca elevar o nível de proficiência em Matemática nas avaliações externas. E, graças ao sucesso já obtido, a participação das escolas tem crescido a cada nova edição. “O segundo Festival da Matemática das escolas municipais, no ano de 2018, contou com a participação de 65 escolas, que levaram para a Etapa Regional 260 alunos. Este ano são 72 escolas envolvidas, com 288 alunos disputando essa fase, divididos em cinco regiões”, destacou Eliane.

Para a etapa regional, as partidas de Batalha Naval serão disputadas com auxílio de tablets disponibilizados por meio da Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) da Gerência de Ensino Fundamental, da SME. A programação do festival estipulou dez problemas para que os alunos resolvam, criados com base no jogo. “Vamos dar uma medalha para cada aluno classificado para a fase regional, pela sua participação e empenho”, finalizou Eliane.

Cronograma

 A fase regional do III Festival da Matemática prossegue pela próxima semana, com encontros pela manhã iniciando sempre às 9 horas. Na segunda-feira (23), se reúnem os grupos da região oeste. Eles estarão na Escola Municipal Noêmia Alaver Garcia Malanga, na rua da Ginástica Olímpica, 341. Quarta-feira (25) será a vez da região sul, concentradas na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, localizada na Rodovia João Alves da Rocha Loures, 3.655, no Conjunto União da Vitória.

As regiões leste e centro farão as disputas juntas, na próxima quinta-feira (26). Os grupos irão até a Escola Municipal José Garcia Villar, que fica na Rua Pitangueiras, 209, Jardim Interlagos. E o último dia do Festival da Matemática de 2019 será com as unidades da zona rural, que vão se encontrar na Escola Municipal Aracy Soares dos Santos, em Irerê, na Rua Olívio Busse, 203.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.