Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alunos de 87 escolas e 33 CMEIs retornam das férias escolares para iniciar o ano letivo de 2018; professores participam de práticas pedagógicas e curso

Começam nesta segunda-feira (5) as aulas em 120 unidades da rede municipal de ensino de Londrina. Será iniciado o ano letivo de 2018 com a retomada das atividades para todas as 87 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), da zonas urbana e rural. Os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos, conveniados com o Município, desenvolvem seu próprio calendário, mas recebem a recomendação da Secretaria Municipal de Educação (SME) para que as aulas sejam iniciadas neste mesmo período.
Como preparação para o início das aulas, os professores da rede municipal estão participando de práticas pedagógicas. As atividades começaram ontem (1º) e serão encerradas nesta sexta-feira (2). Cerca de 4.600 educadores estão inseridos na ação, que inclui etapas de reunião administrativa, fechamento de cronogramas, orientações, apresentação do regulamento interno e as normas da SME.
As atividades são realizadas todos os anos e ocorrem nos respectivos locais e horários de trabalho dos professores. Para 2018, a Educação ainda terá o reforço de 505 novos professores que foram convocados recentemente e devem começar a trabalhar a partir de fevereiro e março.
Mais de 34.500 alunos já estão matriculados nos anos da Educação Infantil e Ensino Fundamental e a previsão da SME, para este ano, é atender cerca de 44 mil alunos.
Por meio da Escola de Gestores, a Secretaria Municipal de Educação também realizou, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro um curso de formação para 151 gestores de 120 unidades escolares do município. Novas etapas irão ocorrer em 16 e 23 de fevereiro. O objetivo é promover o aprimoramento da função dos gestores, por meio do estudo de temas relevantes a esta função, com conteúdos voltados às dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras. Foram realizadas palestras e oficinas, além de apresentações culturais e artísticas diversas, com a presença de 21 palestrantes ao todo. O curso tem carga horária de 40 horas.
Serviços

Para melhor atender os alunos, várias unidades escolares estão recebendo serviços de manutenção e vistorias que incluem ações de manutenção estrutural, reformas, ampliação, adequações e reparos.
Mais de 30 escolas e CMEIs já receberam os serviços até o momento e o cronograma prevê o atendimento em 38 unidades, nesta etapa. “São trabalhos para melhorias diversas em salas de aula, cozinhas, banheiros, pátio, calçadas, muros e áreas de telhados. A manutenção nas escolas é contínua e ocorre durante o ano inteiro, porém, na época das férias, a Educação intensifica essas ações para que as unidades estejam em boas condições para iniciar o ano letivo”, disse o diretor administrativo do setor de Estrutura Física da SME, Amauri Sanchez.
Em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), também estão sendo feitos serviços de roçagem em todas as regiões de Londrina. Apesar das chuvas que estão ocorrendo na cidade, que atrapalham o andamento das atividades, na região oeste e área central os trabalhos já estão sendo finalizados. Nas regiões norte e sul, as ações tiveram início nesta semana e estão em andamento. Unidades da região leste também estão sendo contempladas.
Novas salas

O diretor administrativo também informou que novas salas de aula foram criadas em duas unidades da rede municipal, que poderão utilizá-las já a partir de segunda-feira (5). A escola Ignez Corso Andreazza, no Conjunto Vivi Xavier, região norte, abrirá 4 salas. Já na escola Francisco Pereira de Almeida Júnior, no Conjunto Guilherme Pires, região leste, terá 3 novas salas.

NC/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios