Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alunos de 87 escolas e 33 CMEIs retornam das férias escolares para iniciar o ano letivo de 2018; professores participam de práticas pedagógicas e curso

Começam nesta segunda-feira (5) as aulas em 120 unidades da rede municipal de ensino de Londrina. Será iniciado o ano letivo de 2018 com a retomada das atividades para todas as 87 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), da zonas urbana e rural. Os Centros de Educação Infantil (CEIs) filantrópicos, conveniados com o Município, desenvolvem seu próprio calendário, mas recebem a recomendação da Secretaria Municipal de Educação (SME) para que as aulas sejam iniciadas neste mesmo período.
Como preparação para o início das aulas, os professores da rede municipal estão participando de práticas pedagógicas. As atividades começaram ontem (1º) e serão encerradas nesta sexta-feira (2). Cerca de 4.600 educadores estão inseridos na ação, que inclui etapas de reunião administrativa, fechamento de cronogramas, orientações, apresentação do regulamento interno e as normas da SME.
As atividades são realizadas todos os anos e ocorrem nos respectivos locais e horários de trabalho dos professores. Para 2018, a Educação ainda terá o reforço de 505 novos professores que foram convocados recentemente e devem começar a trabalhar a partir de fevereiro e março.
Mais de 34.500 alunos já estão matriculados nos anos da Educação Infantil e Ensino Fundamental e a previsão da SME, para este ano, é atender cerca de 44 mil alunos.
Por meio da Escola de Gestores, a Secretaria Municipal de Educação também realizou, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro um curso de formação para 151 gestores de 120 unidades escolares do município. Novas etapas irão ocorrer em 16 e 23 de fevereiro. O objetivo é promover o aprimoramento da função dos gestores, por meio do estudo de temas relevantes a esta função, com conteúdos voltados às dimensões pedagógicas, administrativas e financeiras. Foram realizadas palestras e oficinas, além de apresentações culturais e artísticas diversas, com a presença de 21 palestrantes ao todo. O curso tem carga horária de 40 horas.
Serviços

Para melhor atender os alunos, várias unidades escolares estão recebendo serviços de manutenção e vistorias que incluem ações de manutenção estrutural, reformas, ampliação, adequações e reparos.
Mais de 30 escolas e CMEIs já receberam os serviços até o momento e o cronograma prevê o atendimento em 38 unidades, nesta etapa. “São trabalhos para melhorias diversas em salas de aula, cozinhas, banheiros, pátio, calçadas, muros e áreas de telhados. A manutenção nas escolas é contínua e ocorre durante o ano inteiro, porém, na época das férias, a Educação intensifica essas ações para que as unidades estejam em boas condições para iniciar o ano letivo”, disse o diretor administrativo do setor de Estrutura Física da SME, Amauri Sanchez.
Em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), também estão sendo feitos serviços de roçagem em todas as regiões de Londrina. Apesar das chuvas que estão ocorrendo na cidade, que atrapalham o andamento das atividades, na região oeste e área central os trabalhos já estão sendo finalizados. Nas regiões norte e sul, as ações tiveram início nesta semana e estão em andamento. Unidades da região leste também estão sendo contempladas.
Novas salas

O diretor administrativo também informou que novas salas de aula foram criadas em duas unidades da rede municipal, que poderão utilizá-las já a partir de segunda-feira (5). A escola Ignez Corso Andreazza, no Conjunto Vivi Xavier, região norte, abrirá 4 salas. Já na escola Francisco Pereira de Almeida Júnior, no Conjunto Guilherme Pires, região leste, terá 3 novas salas.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.