Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Menos de 10 mil pais cadastraram seus filhos até o momento; expectativa é que os 4 mil restantes procurem à rede pública nestes três dias úteis restantes

Encerra na segunda-feira (30) o prazo para os pais e responsáveis interessados em matricularem seus filhos na rede municipal de ensino de Londrina para o próximo ano letivo. A expectativa é que cerca de 14 mil cadastros sejam realizados até o encerramento do prazo. Porém, restando apenas três dias úteis para o fim do mesmo, apenas 9.400 cadastros foram efetuados.

De acordo com o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, não haverá prorrogação do prazo do chamamento público escolar, pois a Secretaria Municipal de Educação precisa seguir o cronograma estabelecido para dar andamento às demais ações como, por exemplo, para o planejamento das projeções de turmas do próximo ano letivo e para a execução do concurso interno da SME para a remoção de professores.

“Apesar de a procura estar abaixo da esperada pela SME, organizamos os profissionais para realizar todos os atendimentos. Porém, é preciso lembrar que os pais que não fizerem o cadastro até segunda-feira vão acabar tendo dificuldades no início do próximo ano, porque é provável que eles consigam a vaga em escolas mais distantes ou até mesmo apenas depois do início do ano letivo escolar”, explicou o gerente da SME.

Aqueles que não realizarem o cadastro agora serão atendidos apenas no próximo ano, por meio do sistema de vagas remanescentes, ou seja, aquelas que sobrarem, conforme o cronograma da rede municipal de ensino.

Como proceder

Para cadastrar o aluno, é preciso que o adulto procure a unidade escolar que seu filho já frequenta (caso essa escola oferte também o ensino do ano seguinte) ou a mais perto de sua residência até segunda-feira (30). Os pais devem telefonar antes na unidade escolar para saber o horário de atendimento dos funcionários. Em geral, as escolas permanecem abertas ao público até as 17h30, de segunda a sexta-feira.
Além das escolas municipais, há vagas em toda a rede municipal, ou seja, também há nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs).

Documentos

é preciso apresentar os originais e as fotocópias da certidão de nascimento da criança, o CPF ou RG do responsável, comprovantes recentes de residência, como as contas de luz (Copel) e de água (Sanepar), e o número da inscrição do IPTU.

O cadastro será feito de acordo com a idade da criança e o ano escolar que ela deve estar matriculada. Assim, crianças nascidas a partir de 01/04/2014 até 31/03/2015 serão alocadas no P4. Os nascidos a partir de 01/04/2013 até 31/03/2014 irão para o P5 e aquelas nascidas a partir de 01/04/2012 até 31/03/2013 vão para o 1º ano.

Etapas para a matrícula

Essa é a primeira etapa para a efetivação da matrícula escolar para os alunos do P4 ao 1º ano no ano letivo de 2020. Para que as crianças estejam efetivamente matriculadas na rede municipal de ensino, é preciso preencher os requisitos de mais duas etapas, após o chamamento público.

A segunda fase é a retirada da carta-matrícula na unidade escolar em que foi realizado o cadastro do aluno. A data para a retirada da carta será indicada no momento em que os responsáveis fizerem o cadastro das crianças, na própria unidade escolar. A terceira e última etapa é a efetivação da matrícula na unidade indicada na carta-matrícula.

Pais que tiverem dúvidas a respeito da chamada pública escolar podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, no setor de matrícula e documentação escolar, de segunda a sexta-feira, pelos telefones 3375-0235 ou 3375-0236.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.