Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Podem participar estudantes da segunda etapa do ensino fundamental e do ensino médio. Visitas serão às segundas-feiras pela manhã

Durante a sessão ordinária de hoje (14), a Câmara Municipal de Londrina fará o lançamento oficial do programa Escola na Câmara, cujo objetivo é promover visitas guiadas de instituições de ensino públicas e privadas à sede do Legislativo, para que os estudantes conversem com os vereadores e conheçam as funções da Casa e o local onde ocorrem as votações dos projetos de lei e de outras proposições. Segundo o presidente da Câmara, vereador Ailton Nantes (PP), a iniciativa é parte de um conjunto de ações para socializar as atividades e atribuições do Legislativo Municipal.

O programa é voltado a estudantes da segunda fase do ensino fundamental (5º a 8º ano) e do ensino médio. Foram desenvolvidos dois roteiros, conforme a etapa de escolaridade dos alunos, com os conteúdos programáticos elaborados em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Núcleo Regional de Educação do Paraná. Aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental será apresentado o mesmo roteiro do ensino médio, pela proximidade dos conteúdos com o que é trabalhado pelos professores em sala de aula.

O tour terá duração aproximada de 1h30 e começará no painel histórico instalado no hall de entrada do prédio do Legislativo. Depois de conhecerem um pouco da história da Câmara, os estudantes receberão informações sobre a importância da participação popular, as funções de um vereador, a rotina parlamentar e os procedimentos da casa legislativa. Os alunos também conhecerão os espaços físicos da Casa e  ao final da visita participarão de uma conversa com dois vereadores.

Nantes explica que até agora as visitas eram feitas por convites e pedidos avulsos, sem um programa institucional e um roteiro unificado. Com o programa, a ideia é garantir a pertinência dos conteúdos ao que os alunos aprendem na escola. “A participação popular é fundamental na aproximação da comunidade com a Câmara. O desconhecimento ainda é significativo com relação às funções do legislador, e isso confunde o público em eventuais avaliações do trabalho da Câmara”, afirma o presidente do Legislativo.

As visitas podem ser agendadas por qualquer instituição de ensino, pública ou privada, pelo telefone 3374-1275. O programa é desenvolvido preferencialmente às segundas-feiras pela manhã.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.