Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais de mil alunos ainda não estão inscritos para cursar o ano letivo de 2021 na rede municipal de ensino; cadastro é feito totalmente pela internet

Os pais e responsáveis por mais de mil alunos têm até a próxima segunda-feira (19) para responderem à Chamada Pública Escolar. A expectativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) era que 15 mil estudantes estivessem cadastrados para cursar o ano letivo de 2021 na rede municipal de ensino. Porém, até a manhã dessa sexta-feira (16), apenas 13.866 crianças tiveram o cadastro confirmado.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, apesar da divulgação do chamamento, este ano, o cadastro está abaixo do esperado para o momento. “Os pais e responsáveis precisam se atentar aos prazos, porque estamos nos últimos dias para eles responderem ao Chamamento Público Escolar. Esperávamos mais de 15 mil alunos e estamos com menos de 14 mil”, ressaltou a secretária da pasta.

O chamamento é obrigatório para aqueles que já estavam matriculados na rede pública municipal e para quem ingressará pela primeira vez no atendimento escolar público. O público-alvo são as crianças que irão completar quatro, cinco ou seis anos de idade, até 31 março de 2021. Elas concorrerão a uma vaga nas turmas de P4, P5 e 1º ano.

Até o momento, 3.817 alunos responderam ao chamamento para cursar o P4, outros 4.829 para o P5 e 5.220 para o 1º ano, totalizando 13.866. Segundo o gerente de Matrícula e Documentação Escolar da SME, Junior Cesar Dias de Jesus, os pais ou responsáveis que confirmaram a permanência na mesma unidade escolar para o ano letivo de 2021 já concluíram todo o processo e estão com a rematrícula dos filhos definida.

Como proceder

Quem ainda não respondeu ao chamamento deve fazê-lo até às 23h59min da próxima segunda-feira (19), pela página da internet criada para isso. (CLIQUE AQUI). É possível acessar o endereço eletrônico usando um computador, tablet ou smartphone conectado à internet. Neste endereço eletrônico é preciso preencher os dados corretamente, visto que as informações ajudarão na distribuição dos estudantes conforme o sistema de georreferenciamento.

Público-alvo

As crianças que devem ser cadastradas, neste momento, devem seguir o cronograma de idade abaixo:

P4 – Crianças nascidas a partir de 01/04/2016 a 31/03/2017

P5 – Crianças nascidas a partir de 01/04/2015 a 31/03/2016

1º ano – Crianças nascidas a partir de 01/04/2014 a 31/03/2015

Documentos necessários

As informações declaradas no ato da inscrição da Chamada Pública devem ser comprovadas mediante a apresentação dos documentos originais e as cópias. Não havendo comprovação dos dados informados, a matrícula não será finalizada na unidade. Para fazer o cadastro é preciso informar no formulário os seguintes dados:

• Número de inscrição da Certidão de Nascimento ou número de inscrição do Registro Nacional Migratório (para estrangeiros)

• Número de inscrição da fatura da Copel em nome do responsável

• Número de inscrição da fatura da Sanepar em nome do responsável

• CPF do responsável

Carta Matrícula

Após a finalização do Chamamento Público Escolar será aberta a consulta à Carta Matrícula. Ela estará disponível durante uma semana, de 16 a 20 de novembro, e será feita pela internet, no mesmo site utilizado para o chamamento (clique aqui).

Na Carta Matrícula, os pais são informados sobre o local onde estudarão as crianças em 2021. Aqueles que tiverem alguma dúvida poderão entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, no setor de matrícula e documentação escolar, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (43) 3375-0235, 3375-0236, 3375-0237, 3375-0102 ou 3375-0242.

Apresentação de documentos

Na sequência, será necessária a apresentação dos documentos, que será realizada de 23 de novembro até 4 de dezembro, ou seja, durante duas semanas. Os pais deverão comparecer na unidade escolar indicada na Carta Matrícula. Eles deverão levar os documentos originais e as cópias para conferência dos dados. Devido às medidas preventivas em decorrência da pandemia do Coronavírus, antes de se direcionar às escolas os adultos deverão agendar um horário para o atendimento. Todas as informações necessárias para isso estarão na Carta Matrícula.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.