Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais um sonho realizado. O Núcleo Regional de Educação de Londrina entregou oficialmente no último dia 24, as novas instalações da unidade central do Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJA). A escola fica agora na Avenida São Paulo, 294, centro da cidade. A articulação para a conquista do espaço, doado e reformado sem custos para a instituição, foi possível com a participação direta do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado londrinense Alex Canziani (PTB-PR).

O prédio, onde antes funcionava o Fórum da Justiça do Trabalho, tem 556,81 metros quadrados e 1.881,37 de benfeitorias, atende hoje 1.200 alunos e 70 servidores, professores e pedagogos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, pelo modelo supletivo. Além do CEEBJA, funciona no local o Centro de Apoio Pedagógico a Pessoas com Deficiência Visual (CAP), que atende os deficientes visuais e auditivos.

Uma solenidade no local, realizada de manhã, marcou a data que, para a direção, funcionários, docentes e estudantes, é muito importante. Por vinte anos a escola, que existe há trinta, funcionava num prédio deteriorado e com grandes problemas estruturais localizado ao lado do Terminal Urbano do Transporte Coletivo (também no centro). O local já não oferecia segurança para os usuários. “Este novo prédio é uma grande conquista que devemos comemorar bastante”, enalteceu a diretora Telma Sueli Kochmanscky, que na solenidade agradeceu a todos aqueles que participaram do processo. As antigas instalações, aliás, eram alugadas ao Centro e custavam ao Estado R$ 10 mil por mês – quantia que será economizada, uma vez que o novo imóvel é cedido de forma gratuita.

Sonhos

Em seu pronunciamento, o deputado Alex Canziani destacou a importância de perseguir os sonhos: “Devemos sonhar grande e trabalhar para concretizar”, salientou o parlamentar paranaense. “Quem sonha e vai atrás consegue bons frutos. Uma instalação como esta é um sonho antigo e grande que acaba de ser realizado”, lembrou o deputado da educação.

O antigo prédio da Justiça do Trabalho, agora do CEEBJA, foi cedido, em 2012, pela União ao Estado do Paraná por um prazo de vinte anos. O Ministério Público do Trabalho, por sua vez, é quem assumiu os custos das obras de reforma, calculados em R$ 305 mil. Os recursos foram oriundos do recolhimento de autuações trabalhistas feitas pelo órgão. A articulação para a cessão do imóvel e as reformas necessárias no prédio contou com a participação direta de Canziani.

Presenças

Participaram a solenidade, no novo prédio do Centro, mais de 150 pessoas, incluindo a chefe do NRE, Lúcia Cortez. Dentre as autoridades estiveram presentes, além de Canziani, o procurador-chefe do Trabalho no Paraná, Gláucio Araújo de Oliveira; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, desembargador Altino Pedroso dos Santos; e o secretário geral da presidência do TRT, Vanderlei Peres. Os três participaram ativamente do processo de definição e reforma das instalações.

Além deles, também atuaram na cessão do imóvel o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antônio Vaz; desembargadora Rosemarie Pimpão e o procurador do Trabalho no Paraná, Ricardo Bruel, dentre outros.

Asimp/Dep. Alex Canziani

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.