Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Materiais podem ser conferidos nas redes sociais, por meio de parceria do Município com um Grupo de Pesquisa vinculado à UEL

Embora o ensino de língua estrangeira não seja obrigatório na rede municipal de ensino, a Prefeitura de Londrina oferece aulas de inglês para cerca de 10 mil alunos, por meio do projeto Londrina Global. Em 32 escolas municipais, estudantes de turmas do P5 ao 5º ano recebem aulas semanais de inglês, com uma hora de duração.

Para que o aprendizado continue avançando, durante as atividades remotas oferecidas por conta da pandemia de coronavírus, as professoras estão atuando com bastante criatividade, aproveitando a interação virtual. E com o objetivo de ampliar o acesso a esses conteúdos originais, a Secretaria Municipal de Educação (SME) firmou uma parceria com o Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Ensino de Línguas para Crianças (FELICE), vinculado ao Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Através dessa cooperação entre o Município e a UEL, vídeos produzidos pelos professores da rede municipal de Educação são publicados pelo FELICE em plataformas digitais, como o canal do Youtube, link https://bit.ly/VideosFelice. Com acesso liberado ao público em geral, contações de histórias e músicas em inglês ajudam as crianças a aprender cada vez mais sobre a língua estrangeira, enquanto se divertem.

De acordo com a profissional do Apoio Pedagógico de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da SME, Jozélia Tanaca, a proposta partiu da coordenadora do Grupo de Pesquisa, Juliana Reichert Assunção Tonelli, que há muitos anos é uma apoiadora do Londrina Global. “Ela propôs essa ação conosco, conjunta, para contribuirmos com toda a sociedade. É uma divulgação das histórias contadas pelos professores da rede pública, voltada às crianças em geral, com acesso liberado, socializando o que é feito dentro da rede municipal para a sociedade londrinense”, citou.

Jozélia afirmou que as produções têm sido encaminhadas pelos professores aos alunos matriculados nas escolas municipais, e são muito bem recebidas. “A contação de histórias em inglês é um sucesso. As crianças gostam muito, porque é algo bem lúdico, que aproveita diversos recursos, como materiais recicláveis, mudanças de entonação da voz, melodias, então é um momento em que a criança se diverte e aprende. Para preparar as aulas os professores têm diversas metodologias, mas sabemos que a contação de histórias é algo diferenciado, exige um carisma e é cativante. Chama muito a atenção e traz um resultado especial no aprendizado, onde a criança ouve e aprende a língua de forma contextualizada, com construções linguísticas, em sua totalidade e de maneira interdisciplinar, não decorando palavras isoladas”, ressaltou.

Um dos vídeos disponíveis no canal do FELICE foi produzido pela professora Edilaine Morais de Mello, que atua na Escola Municipal Maria Carmelita Vilela Magalhães. Ela contou que as publicações permitem que outros grupos, além dos estudantes da rede, tenham acesso ao material. “Os vídeos são direcionados para as crianças, porém os familiares também participam desse processo de ensino e aprendizagem, tornando mais significativo e aumentando o vínculo entre todos os envolvidos. Com essa parceria, a população em geral pode acessar o material, auxiliando outros estudiosos da língua, professores de inglês e principalmente as crianças que não têm ensino de inglês em suas escolas, nem condições de frequentar um curso particular”, disse.

A professora de inglês, que criou o próprio canal no Youtube, frisou a importância de utilizar as ferramentas digitais para dar sequência ao ensino, dadas as condições atuais. “É desafiador, demanda muito esforço, dedicação e tempo dos professores, mas o resultado está sendo muito positivo. Mais pessoas estão tendo acesso ao nosso conteúdo, não somente o aluno, e com esses recursos os alunos podem assistir aos vídeos no tempo deles, rever quantas vezes precisar, o que ajuda muito na aprendizagem. Estamos dando o nosso melhor, aprendendo, pesquisando, e isso é muito significativo para nós, nossos alunos e suas famílias”, citou.

No Portal da Prefeitura de Londrina, na página especial “Educação em tempos de COVID-19”, a SME também publica vídeos com boas práticas desenvolvidas pelos professores. Dois trabalhos desenvolvidos pelos professores que integram o projeto Londrina Global já podem ser conferidos na página.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.