Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

De 400 vagas disponíveis para o programa no município, 352 vagas já foram ocupadas, mas ainda é possível participar dos cursos

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) ainda está com vagas em aberto em Londrina. As aulas começaram em 23 de fevereiro, com a participação de 352 alunos, mas ainda é possível participar. Interessados podem ligar diretamente nas escolas municipais: Ignez Corso Andreazza (3375-0137); José Garcia Villar (3375-0140) e Zumbi dos Palmares (3341-4411). Após a matrícula, o início ao curso é imediato.

Para se matricular é preciso ter em mãos os originais e uma cópia do Registro Geral (RG), do Cadastro de Pessoa Física (CPF), um comprovante de residência (conta de luz, por exemplo), a Carteira de Trabalho e o Histórico Escolar. Aqueles que não tiverem o histórico escolar poderão se inscrever, pois no momento da matrícula será feito um teste de proficiência, de leitura e interpretação.

O programa é destinado a  jovens, com idade entre 18 e 29 anos, que ainda não concluíram o Ensino Fundamental, mas que saibam ler e escrever. As aulas acontecem no período noturno, das 19 às 22h20. De acordo com a coordenadora geral do programa, em Londrina, da Secretaria Municipal de Educação, Déborah Flora Barbosa dos Santos, todos os alunos recebem material didático, merenda escolar e transporte gratuito, além de poder contar com as salas de acolhimento. “Nestas salas há professores formados, que prestam atendimento às crianças, filhos dos alunos,enquanto os pais participam das aulas”, destacou.

Cada aluno também conta com um auxílio financeiro de R$ 100,00 mensais para despesas com o curso. Ao final da capacitação, concluída em 18 meses, os alunos recebem um diploma de conclusão do ensino fundamental e de qualificação profissional inicial, pois, os estudantes também fazem um curso na área de administração, com aulas práticas e teóricas, que os qualifica para quatro ocupações: auxiliar administrativo, almoxarife,auxiliar de arquivista, e contínuo (office- boy/office-girl).

A coordenadora do programa destacou, ainda, que além da parte de didática também são trabalhadas, com os alunos, questões de cidadania e de inferência na comunidade, através do Plano de Ação Comunitária (PLA). Déborah informou que, no intuito de atingir um número maior de estudantes, os próprios professores e alunos dos cursos estão fazendo chamadas públicas nos bairros, aos sábados. “Eles fazem panfletagem, cadastro e distribuem cartazes nos comércios.”

Objetivos do Projovem

O programa visa garantir a elevação da escolaridade, ofertar qualificação profissional e a reinserção no mercado de trabalho; reduzir situações de risco, desigualdade, discriminação e outras vulnerabilidades sociais; fomentar a participação social e cidadã, além de promover ações efetivas voltadas à inclusão social e tecnológica.

NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.