Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 400 professores de nove cidades paranaenses vão participar dos debates

Para debater a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o Município de Londrina vai receber no próximo dia 20 de julho, o Congresso Regional de Formação 2018. Ele será realizado das 8h às 18h, no Sumatra Hotel, situado à Rua Senador Souza Neves, 803, no centro. Cerca de 400 educadores devem participar do encontro.

Foram convidados para participar gestores de educação e professores do ensino fundamental e infantil da rede pública municipal das cidades de Londrina, Arapuã, Colombo, Guapirama, Jardim Alegre, Lunardelli, Nova Fátima, Nova Olímpia, São Carlos do Ivaí e Sertanópolis. Isso porque estes municípios são parceiros da organizadora do evento, a Somos Educação.

Para Londrina, foram disponibilizadas 50 vagas destinadas aos professores da rede municipal. A gerente de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Biazon, explicou que o convite para a inscrição está sendo encaminhado às escolas municipais, com mais informações sobre o congresso.

O objetivo é formar os educadores sobre a Base Nacional Curricular Comum através de palestras e oficinas com especialista na área. Juntos, eles abordarão temas como a aprendizagem na educação infantil; organização e criticidade nos gêneros textuais; interdisciplinaridade na prática pedagógica; planejamento didático; e o Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação.

A intenção é que os educadores saibam aplicar as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum em sala de aula, visto que ela começou a vigorar em 2017. Para isso, às 8h15, eles participarão da palestra “BNCC: As novas diretrizes na prática”, com os especialistas Annaly Schewtschik, Lino de Macedo, Mara Bergamo, Márcia Mendonça, Renato Casagrande e Silvia Aparecida de Almeira. A mediação caberá a Erika Buch e Thiago Brentano.

Na sequência, os professores poderão escolher três oficinas que desejam participar. À escolha deles, ao todo, estarão disponíveis cinco oficinas. São elas: “Alfabetização: Conceitos básicos na Ciência do desenvolvimento da primeira infância”, com Mara Bergamo; “Organização e criticidade nos gêneros textuais”, com Márcia Mendonça; “Temas integradores complementam o Ensino”, com Lino de Macedo; “Planejamento: Momento de (re)pensar as ações escolares”, com Renato Casagrande e “PNE X PME: Similaridades e diferenças dos planos Municipal e Nacional”, ministrada por Silvia Aparecida de Almeida.

A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de diretrizes para a aprendizagem essencial a todos os alunos, além do que os educadores devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Ela norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas e as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o país.

Ana Paula Hedler/NC/PML

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios


Notice: Undefined variable: usuario_tk in /var/www/vhosts/jornaluniao.com.br/httpdocs/widget_footer.php on line 245
NULL