Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 400 professores de nove cidades paranaenses vão participar dos debates

Para debater a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o Município de Londrina vai receber no próximo dia 20 de julho, o Congresso Regional de Formação 2018. Ele será realizado das 8h às 18h, no Sumatra Hotel, situado à Rua Senador Souza Neves, 803, no centro. Cerca de 400 educadores devem participar do encontro.

Foram convidados para participar gestores de educação e professores do ensino fundamental e infantil da rede pública municipal das cidades de Londrina, Arapuã, Colombo, Guapirama, Jardim Alegre, Lunardelli, Nova Fátima, Nova Olímpia, São Carlos do Ivaí e Sertanópolis. Isso porque estes municípios são parceiros da organizadora do evento, a Somos Educação.

Para Londrina, foram disponibilizadas 50 vagas destinadas aos professores da rede municipal. A gerente de ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Adriana Biazon, explicou que o convite para a inscrição está sendo encaminhado às escolas municipais, com mais informações sobre o congresso.

O objetivo é formar os educadores sobre a Base Nacional Curricular Comum através de palestras e oficinas com especialista na área. Juntos, eles abordarão temas como a aprendizagem na educação infantil; organização e criticidade nos gêneros textuais; interdisciplinaridade na prática pedagógica; planejamento didático; e o Plano Nacional de Educação e Plano Municipal de Educação.

A intenção é que os educadores saibam aplicar as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum em sala de aula, visto que ela começou a vigorar em 2017. Para isso, às 8h15, eles participarão da palestra “BNCC: As novas diretrizes na prática”, com os especialistas Annaly Schewtschik, Lino de Macedo, Mara Bergamo, Márcia Mendonça, Renato Casagrande e Silvia Aparecida de Almeira. A mediação caberá a Erika Buch e Thiago Brentano.

Na sequência, os professores poderão escolher três oficinas que desejam participar. À escolha deles, ao todo, estarão disponíveis cinco oficinas. São elas: “Alfabetização: Conceitos básicos na Ciência do desenvolvimento da primeira infância”, com Mara Bergamo; “Organização e criticidade nos gêneros textuais”, com Márcia Mendonça; “Temas integradores complementam o Ensino”, com Lino de Macedo; “Planejamento: Momento de (re)pensar as ações escolares”, com Renato Casagrande e “PNE X PME: Similaridades e diferenças dos planos Municipal e Nacional”, ministrada por Silvia Aparecida de Almeida.

A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de diretrizes para a aprendizagem essencial a todos os alunos, além do que os educadores devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Ela norteia os currículos dos sistemas e redes de ensino das unidades federativas e as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o país.

Ana Paula Hedler/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.